Apenas um começo de conversa

A decisão de confeccionar um blog soma-se a outras decisões tomadas por um grupo de pessoas preocupadas com a educação de pessoas jovens e adultas que durante um semestre se reuniram quinzenalmente no componente curricular "Ateliê de Pesquisa: Saberes e Práticas Educativas", do Programa de Pós-Graduação em Educação, sob a responsabilidade do prof. Alessandro Augusto de Azevêdo, para discutir diversas questões em torno da problemática da EJA em nosso país e, particularmente, em nosso Estado e em Natal.
Como desdobramento dessas discussões nasceu a ideia de se conformar como grupo voltado à refletir sobre a educação de pessoas jovens e adultas, para além das atividades da disciplina. Nesse sentido, a primeira tarefa posta foi o de organizar um evento que pudesse congregar outros profissionais atuantes nessa modalidade de ensino.
Assim, pensamos em um evento, cuja dinâmica fugisse a um modelo muito comum, no qual um grupo pequeno pensa a pauta e depois faz uma ampla divulgação. Pensamos diferente: optamos em começar a articular pessoas em torno da temática mais geral (a educação de pessoas jovens e adultas, através dos mais diversos mecanismos (contatos pessoais, endereços eletrônicos, grupo no Facebook e este blog), para viabilizar que todos juntos pudéssemos definir a pauta desse evento. A única definição que temos é que ele deverá acontecer dutante o período da CIENTEC (Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura) da UFRN, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de outubro.
Este evento pretende preencher a lacuna atual de um espaço que congregue em torno da reflexão sobre a EJA em nosso Estado e, particularmente, em Natal, professores atuantes nessa modalidade, as instituições formadoras e as instituições oficiais da rede pública, bem como outros educadores e instituições da educação não-formal que atuam junto ao público de jovens e adultos. Mas, seu êxito será dado pela sua continuidade, congregando todos esses sujeitos após sua realização efetiva. Assim, ele não tem um fim em si mesmo, mas pode se tornar algo maior, mas dependerá exclusivamente dos próprios sujeitos que dele vierem a participar.
Com este blog (além do grupo criado no Facebook) pretendemos começar a ampliar o máximo possível, as reflexões e preocupações em torno da temática da EJA que nos movem. Compartilhá-los neste blog é uma forma de, também, se abrir a outros colegas que queiram expressar suas inquietações e, para isso, estaremos abertos a receber textos, indicações de sítios, comentários, informes, etc.
Este blog não é do grupo que o administra. É território de todos que queiram conosco dialogar e empreender um repensar da EJA como modalidade da educação básica e campo de reflexão pedagógica. É território dos que desejam, nesse processo, reinventar as formas de se lutar em favor dessa modalidade, escapando das amarras institucionais e se articulando como "movimento", onde apenas o desejo de lutar e cuidar dessa modalidade sejam os critérios de pertencimento. Isto é, quaisquer pessoas que tenham consciência de que lutar por uma educação de pessoas jovens e adultas de qualidadeca é, principalmente, ter um compromisso essencialmente político com segmentos sociais que vivenciam situações de exclusão dentro da escola e fora dela.

Abraços a todos e todas

Grupo EJA em Movimento

Comentários

Postagens mais visitadas