EJA em Movimento realiza primeira reunião do ano e define caminhos para 2019

Às 14h e 55 minutos teve início a primeira reunião de planejamento anual do projeto de extensão “EJA em movimento”, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, da qual participaram os professores coordenadores (Alessandro Augusto de Azevedo, Marisa Narciso Sampaio e Edneide Bezerra), bolsistas do projeto e coordenadores e professores das redes de ensino de Natal e municípios vizinhos (Nísia Floresta, Macaíba, Maxaranguape, Ceará Mirim e Bodó).
Iniciando a reunião, o prof. Alessandro sugeriu que diante da presença de novos componentes, cada participante se apresentasse, falando um pouco do seu histórico com a educação e informando como soube da existência do projeto.
Após as apresentações o prof. Alessandro apresentou-se e aproveitou a ocasião para fazer um breve resumo da trajetória do projeto EJA em Movimento, desde seu surgimento até hoje.
A seguir, foram dados alguns informes:
(a) dia 23 de Abril de 2019, em local ainda por ser definido, haverá uma Assembleia do Fórum Potiguar de EJA, com o objetivo de renovar sua coordenação, acolher novos membros e planejar uma agenda de ações futuras;
(b) o Projeto EJA em Movimento oficialmente foi aprovado com recursos e 2 bolsas de extensão para este ano;
(c) a UFRN abriu um edital de apoio à realização de eventos, para o qual o prof. Alessandro enviou uma proposta a fim de garantir que nosso evento no 2o. semestre conte com recursos. O resultado deste edital deve ser divulgado por volta de maio ou junho.
Dando sequência, o prof. Alessandro apresentou o conteúdo da proposta de evento enviada ao Edital da UFRN.
Nele, consta a proposta de realização dos pré-encontros nos municípios (apresentada na reunião de avaliação das atividades do projeto em 2018), durante o período de agosto e setembro, e a realização do 5o Encontro dentro da programação da CIENTEC, possivelmente entre 23 e 25 de outubro.
O momento principal da reunião, o de planejamento das atividades em 2019, foi iniciado a partir da provocação de que os presentes se pronunciassem em relação a algumas questões trazidas pela coordenação do Projeto, as quais buscavam identificar as necessidades de formação pessoal dos presentes e as necessidades de formação dos professores de EJA dos municípios ali representados, bem como o tipo de dinâmica de funcionamento a ser assumido pelo projeto em suas reuniões mensais e nas atividades que eventualmente ocorrerem nos municípios.
Na discussão, se apontou a manutenção das reuniões mensais na UFRN e a importância que cada coordenador municipal de EJA estruture uma proposta de formação a ser encaminhada à coordenação a fim de que se possa dimensionar as possibilidades humanas e materiais para se efetivar um processo de formação dos colegas professores de EJA dos municípios que hoje se articulam ao projeto nos próprios municípios.
Alguns direcionamentos para o trabalho deste ano foram apresentados, entre eles:
(a) a constituição de um banco de boas práticas, alimentados pelos próprios membros do projeto, a ser disponibilizado em página do Projeto;
(b) que se aprofunde o estudo e a discussão de alternativas curriculares, na qual se faça uma tematização das especificidades dos sujeitos da EJA, da forma própria em que se deve se estruturar um currículo na EJA;
(c) a necessidade de uma formação específica não apenas dos professorss que atuam em sala de aula, na EJA, mas também dos gestores (diretorxs e coordenadorxs pedagógicxs), de modo a que se abarque as práticas cotidianas dentro das salas de aula em articulação com uma determinada forma de organização da modalidade.
Como encaminhamentos, ficou definido que nos próximos encontros possamos estar discutindo experiências que tragam elementos para a nossa reflexão, no sentido de mudança de práticas e concepções. Nesse sentido, em nosso próximo encontro teremos a exposição da experiência da professora Sônia Maria Basílio, professora de EJA da rede pública de educação básica de Bodó, a qual estava presente e se comprometeu em colaborar conosco.
A seguir tentaremos viabilizar um encontro virtual (via skype) com o prof. Daniel Berger, doutorando da UFSC e professor de EJA da rede pública de educação básica de Florianópolis, que estuda a implementação de um modelo pedagógico da EJA da rede pública municipal centrado na pesquisa como princípio pedagógico.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 07 de maio, às 14h30min.
Outra definição foi que nossos encontros serão sempre nas 1as. terças feiras de cada mês.

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