EJA em Movimento discute Diretrizes Curriculares e EJA numa perspectiva freiriana

Dentro do círculo de (auto)formação do nosso Projeto EJA em Movimento, teremos mais uma Reunião Virtuosa e a convidada da vez é Clarice Gomes Costa, professora da rede municipal de Fortaleza e Maracanaú, no Ceará, com quem discutirmos o tema: “Diretrizes curriculares e EJA: desafios freirianos no município de Fortaleza”. 

A discussão tratará da pesquisa da professora que buscou investigar a Diretriz Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino (Fortaleza, 2011) destinada à educação de jovens e adultos, assumindo como pressuposto os fundamentos da educação popular de Paulo Freire. O objetivo geral deste estudo destinou-se a analisar o processo de tessitura da Diretriz Curricular da EJA, nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz do pensamento de Freire, buscando um diálogo entre escola e os professores sobre como uma prática pedagógica pode ser significativa para os educandos. Para tanto, a pesquisadora realizou entrevistas semiestruturadas com educadores e gestores que participaram desse processo de elaboração, também com os professores assessores das universidades que coordenaram esse trabalho e realizou  observações em sala de aula, registrando no diário de campo. Ela pôde observar, com base nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, que o discurso e as ideias de Paulo Freire estão na mente dos professores, mas na prática sua concretude ainda se encontra em construção, isto porque é difícil incorporar na prática a Teoria Crítica de Educação, além do mais se a escola não abraçar tais pressupostos, pois, assim sendo, configura-se somente como uma carta de intenções. 

E aí, o que achou? Quer saber mais sobre a pesquisa e participar da discussão? Vem com a gente fazer desse momento um grande espaço de troca e aprendizagem. O encontro acontecerá neste dia 30 de junho, a partir das 19h via Google Meet. Pode acessar a reunião no link disponibilizado no card ou, se preferir, é só abrir a plataforma e digitar o código (trp-bcjv-kai). 

Siga nossas redes sociais e inscreva-se no nosso canal no Youtube (www.youtube.com.br/EJAemMovimento). Ative o sininho para estar por dentro de todos os nossos eventos. Nos vemos lá!

Comentários

Postagens mais visitadas