Projeto EJA em Movimento participa de Colóquio de EJA em Ceará Mirim reforçando discussão sobre a modalidade.

Ao mesmo tempo em que foi a primeira vez que os professores de EJA de Ceará Mirim tiveram um evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, exclusivamente voltado a tematizar questões relacionadas à modalidade, também foi a primeira vez que o Projeto EJA em Movimento protagonizou um evento fora dos marcos de Natal, ampliando o alcance da ação formativa do projeto, conforme demanda posta à sua coordenação pelos próprios participantes das reuniões que o grupo realiza desde 2014.

Na ocasião, tivemos a exposição do levantamento do perfil sócio-econômico dos estudantes da EJA da rede pública municipal, cujos resultados, apresentados pela coordenadora local da EJA, professora Miriã Gomes, revelaram aspectos acerca das características dos sujeitos estudantes da EJA que, certamente, serão bastante úteis à organização do trabalho pedagógico da modalidade naquele município.
No período final do evento, tivemos o relato de experiência sobre um projeto de alfabetização, conduzido pelas professoras Mércia Dias e Esmeralda Souza, da Escola Municipal Mário Pinheiro, e a Mesa Redonda sobre "Ética na Docência na EJA", com os profs. Joicy Costa, Ricardo Pereira e Stanley Medeiros (do IFRN Ceará Mirim), coordenadores do curso FIC com o mesmo título, oferecido aos professores da rede pública municipal, já finalizado, cujos certificados de participação foram entregues aos participantes, naquela oportunidade.
Aos estudantes, propiciou-se várias oficinas pedagógicas (“Inovações tecnológicas”, “Histórias em Quadrinhos”, “Jogos Matemáticos” e “Artesanato”), além da exibição e discussão do conteúdo do filme “Fora de Série”, documentário produzido pelo grupo de professores do Observatório Jovem, da UFF, no qual vemos estudantes do ensino médio da EJA de 13 escolas do Rio de Janeiro, narrando seus percursos de vida e histórias sobre seus relacionamentos com a escola, a partir dos quais é possível se ver os desafios que envolvem os processos de formação escolar, bem como os suportes e apoios encontrados dentro e fora da escola para concluir a travessia do ensino médio.
Eventos como esse apenas reforçam a cultura de reflexão em torno da modalidade, propiciando a busca de alternativas pedagógicas para o fortalecimento da EJA e, com isso, a garantia do direito à educação para o público que a demanda.
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