EJA em Movimento promove Cafés com Paulo Freire no RN ☕

Café com bolo, com biscoito, com pão...são inúmeras as possibilidades. Tem aroma, tem prazer, despertamento e também repouso. Entre as atividades do Projeto EJA em Movimento está o preparo deste bom café, para o qual basta se acomodar em um lugar agradável e se deliciar com os diálogos em torno das contribuições de Paulo Freire para a educação.


O Café com Paulo Freire constitui-se em rodas de conversa que buscam refletir sobre a educação popular relacionada às ideias de Paulo Freire e seu início se deu em Porto Alegre (RS) e vem se estendendo a vários estados brasileiros.

O primeiro encontro no Rio Grande do Norte aconteceu 23 de abril deste ano, no formato virtual, mediante a Plataforma Google Meet, e teve como convidada uma das idealizadoras da atividade, a professora, doutora em educação Liana Borges, a qual dialogou em torno do tema: "Paulo Freire: para ler o mundo com autonomia, diálogos e sentidos". Também tivemos a presença luminosa da cordelista Rosa Regis, mais conhecida como “Rosa do Cordel”, professora da rede estadual de ensino, de Natal-RN, declamando dois belíssimos cordéis de sua autoria, sendo o primeiro inspirado em sua terra natal – Jacaraú, no estado da Paraíba - e o segundo, no educador Paulo Freire. 

A discussão se deu acerca da atualidade do pensamento de Paulo Freire na realidade do mundo, enfocando, no contexto da sua educação libertadora, três conceitos fundamentais: a importância do diálogo, que possibilita ouvir e ser ouvido; da autonomia, que proporciona o rompimento das amarras; e a capacidade de mudança nos indivíduos.

Para ter acesso ao primeiro café na íntegra, é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=51-mKqZGV48, no Canal do YouTube do Projeto EJA em Movimento.

À propósito, próximo dia 31 de maio, às 19h30min, o Projeto estará promovendo o II Café com Paulo Freire. Desta feita, os convidados serão a profa. Marli Vieira Lins de Assis, profa. da rede pública estadual do Distrito Federal e Gerente de Educação de Jovens e Adultos, e o prof. Dr. Renato Hilário dos Reis, da UnB, ambos membros do GENPEX. O tema desta segunda atividade será: "Dialogos Freireanos: constituindo seres humanos, como transformação, libertação e emancipação da sociedade."

Para este encontro, recomendamos a leitura de texto de autoria do prof. Hilário, intitulado "A constituição do Ser-Humano em Paulo Freire: transformando vidas e libertando realidades", incluso na obra "Leituras Freireanas", que pode ser acessado no link: https://drive.google.com/file/d/1A34YOMDWGUfyVe5UiYheruxqlGYHkB-k/view?usp=sharing

O card de divulgação com o link da sala virtual estará sendo divulgado nos canais do nosso Projeto (Instagram, Facebook e Grupos de Whatsapp) a partir do dia 25.

O Café com Paulo Freire no RN se compõe de encontros mensais e os interessados em participar poderão receber certificados equivalentes à carga horária total do Projeto, que ao final totalizará 20h, dado que serão 10 encontros de 2h cada.

Para participar do Grupo de Whatsapp do Café com Paulo Freire no RN, acesse o link: https://chat.whatsapp.com/I7KqDZtZMllHlF3YjQu9Nf

Para participar do Grupo de Whatsapp do Projeto EJA em Movimento: acesse o link: https://chat.whatsapp.com/FUfpOSiNFYPC84FwTdWPQk

Para saber mais sobre como criar um Café com Paulo Freire, faça contato no email: cafecompaulofreire@gmail.com











Comentários

Postagens mais visitadas