EJA em Movimento recebe Relatos de Experiências para socialização em suas Reuniões Virtuosas

Como acontece todos os anos, desde 2016, o Projeto EJA em Movimento estará desenvolvendo suas reuniões mensais de reflexão e formação de professore(a)s que atuam na modalidade EJA. Desde 2020, em razão da pandemia do COVID-19 e do envolvimento de profissionais de outros estados além do Rio Grande do Norte, o Projeto adotou o formato remoto para suas reuniões mensais, que passaram a ser denominadas de "Reuniões Virtuosas".


No início deste ano de 2022, como é de praxe, o Projeto fez circular um formulário eletrônico com o objetivo de sondar temáticas que pudessem compor nossa pauta de reuniões, do interesse dos profissionais atuantes na EJA.

Junto com essa sondagem também buscamos saber a disponibilidade daqueles que responderam ao formulário em socializar experiências didático-pedagógicas por ele(a)s desenvolvidas que nos ajudam a refletir as práticas docentes na perspectiva de um modelo pedagógico próprio para a EJA. Nossa ideia inicial é de que essas experiências possam compor nossa pauta de reuniões durante todo o ano de 2022, sendo, portanto, apresentadas, em alguma de nossas reuniões, em formato virtual. As apresentações teriam a duração de 40 a 45 minutos, de modo a que durante o tempo restante da reunião, pudéssemos fazer a discussão do conteúdo apresentado.

Com o objetivo de conversar com as pessoas interessadas sobre o assunto, realizamos uma reunião no último dia 19, na qual definimos:

(a) As pessoas que tiverem interesse em participar das nossas reuniões virtuosas, com a apresentação de experiências, devem fazer contato com a coordenação de nosso projeto por email (ejaemmovimento@gmail.com), manifestando interesse e enviando um Resumo da Experiência que gostaria de apresentar;

(b) O recebimento das propostas será em fluxo contínuo;

(c) As pessoas que tiverem dificuldades para a confecção de um Relato de Experiências poderão receber orientações da coordenação do Projeto desde que encaminhem (no email já indicado) o que já conseguiram sistematizar em arquivo, de acordo com a proposta de estrutura sugerida para o tipo de apresentação (ver sugestão aqui);

(d) Uma vez recebida a proposta, havendo a necessidade de orientação, será acordado com as pessoas, reuniões com esse objetivo, em contato pessoal, por email ou telefone.

O Relato de experiência é um dos momentos do processo de produção de conhecimento. Seja na forma de uma exposição oral, seja na forma de um texto escrito, se trata da socialização de uma vivência acadêmica e/ou profissional, de caráter formativo, porque por meio de sua discussão e reflexão é possível se extrair aprendizados.

Para isso, é muito importante que a vivência seja descrita em detalhes e de modo contextualizado, de modo que a exposição esteja estruturada de modo que fique claro a quem a assiste: qual problemática impulsionou a realização das atividades; quais as concepções pedagógicas estão na base de suas escolhas e propostas metodológicas; os resultados alcançados e quais as questões que merecem ser analisadas e discutidas.

É importante que a exposição apresente, com objetividade, as dificuldades encontradas e os caminhos de resolução dos problemas, pois são considerações que contribuem muito para que se reflita a experiência, inclusive, quanto a sua maior ou menor potencialidade de replicação.

Características de um Relato de Experiências

Identifica uma problemática e reúne situações significativas para uma reflexão sobre a prática pedagógica;

Reflete sobre a prática e a realidade vivenciada, com amparo e em acordo com teorias;

Contextualiza e detalha sequencialmente todo o processo;

Apresenta e analisa criticamente os resultados alcançados.

O relato de experiência deve seguir uma estrutura científica, ou seja, uma formatação que facilite a compreensão do leitor, estabelecendo um diálogo coerente entre a problemática identificada e os resultados alcançados nas atividades desenvolvidas. 

1. Escolha uma experiência significativa

Uma experiência significativa é aquela que, partindo de uma problemática concreta (de preferência vivida e manifestada pelos próprios estudantes) se desenrolou como atividade pedagógica, cujo desenvolvimento proporcionou um aprendizado em termos de formação docente (e não apenas para os estudantes). O objeto da reflexão são os aprendizados como profissional.

2. Descreva a vivência

A vivência deve ser descrita com detalhes que proporcionem a quem está assistindo compreender o processo de construção por parte do profissional que a conduziu. Assim, é importante esclarecer: quais foram os aprendizados vivenciados? Quais os desafios encontrados durante o desenvolvimento e como foram enfrentados? O que mais gostou e o que menos gostou?

3. Relacione a experiência com a literatura científica

Toda experiência pedagógica, desde sua concepção, passando pelas soluções encontradas durante seu desenvolvimento, até a análise que faz dos resultados, está alicerçada em um conjunto de teorias. Assim, para efeito de realizar o Relato é preciso conhecer a literatura científica produzida sobre a problemática e sobre as práticas pedagógicas que se desenvolvem em torno dela.

Uma pesquisa em plataformas como www.scielo.br, Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br/vufind/), oferecerá um aporte às reflexões e considerações. 

No texto (e na exposição oral, dependendo do tempo) é importante o exercício de relacionar a experiência com conceitos já consolidados na literatura, a qual também deve fornecer todas as justificativas à explicação das ações desenvolvidas. Nesse sentido, é aconselhável que na construção dos referenciais teóricos não se prenda a apenas um artigo ou um teórico, mas coloque vários deles em diálogo consigo.

Abaixo, links que poderão ajudar as pessoas interessadas em participar de nossas reuniões virtuosas com seus Relatos de Experiências

1. Formulário para envio de um Resumo de Relato de Experiências a ser apresentado em uma "Reunião Virtuosa", do Projeto EJA em Movimento (clique aqui)

2. Orientações para confecção de um Relato de Experiências, com proposta de Estrutura. (clique aqui)

Comentários

  1. Que bacana além do convite para socializar um relato de experiência vcs orientam com detalhes cada etapa necessaria para construção do mesmo! Parabéns a EJA em Movimento!

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