Projeto EJA em Movimento lança seu primeiro livro, pelas Edições UERN

O Projeto EJA em Movimento acaba de ter sua primeira obra coletiva publicada, no sítio da Editora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A proposta de publicação do livro foi submetida ao Edital n. 19/2021 - FAPERN, de apoio a publicação de e-books sobre o tema “Educação para a cidadania e para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte: relatos de ações exitosas”, de responsabilidade do Programa de Divulgação e Popularização da Produção Científica, Tecnológica e de Inovação para o Desenvolvimento Social e Econômico do Rio Grande do Norte, como parte de uma plêiade de ações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), em parceria com a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN).

A obra foi organizada pelo professor Alessandro Augusto de Azevêdo e a professora Fernanda Mayara Sales de Aquino, ambos do Centro de Educação da UFRN, além da professora da rede pública de educação básica do Distrito Federal Helga Valéria de Lima Souza. O processo de organização da obra contou, também, com a colaboração da professora Deyse Karla de Oliveira Martins, da UERN, e outros professores e professoras atuantes na EJA, que vêm contribuindo com o Projeto EJA em Movimento, desde seu surgimento, em 2014, e que se propuseram a sistematizar suas reflexões para esta publicação.

O livro está prefaciado pela professora Jane Paiva, da UERJ - uma das maiores referências nos estudos sobre EJA em nosso país e que participou do 4o. Encontro EJA em Movimento, realizado em 2017 - e traz artigos que registram as pesquisas, reflexões teóricas e experiências de professores e professoras que atuam com a EJA no Estado, mas também, textos resultantes de diálogos com pesquisadore(a)s e professore(s) de outros estados brasileiros que participaram de nossas atividades, interagindo conosco, na dinâmica do Projeto, em suas reuniões e encontros, concretizando uma ampla troca de experiências.

A junção das reflexões de nossos colegas, professores e professoras da EJA de nosso Estado, com outros profissionais de outros Estados, é a base a partir da qual o Projeto EJA em Movimento se propõe a tecer uma teia de contribuições no sentido de se (re)pensar a modalidade EJA no RN.

A obra encontra-se disponível para livre acesso na página das Edições UERN (https://www.uern.br/biblioteca/edicoesuern/default.asp?item=edicoes-uern-ebooks-2022) ou pelo link https://drive.google.com/file/d/1Xewoxyz2s4uLzWJZrkCHXzfTOCOBP6iP/view?usp=sharing.

Com essa publicação colocamos um pouquinho de nossas reflexões nesse complexo de questões que envolvem a EJA, afirmando nosso compromisso com a permanente construção da modalidade em uma perspectiva emancipatória.

Comentários

Postagens mais visitadas