Grupo de Estudos sobre Educação de Pessoas Jovens e Adultas da USP organiza atividade para discussão da VII CONFINTEA

O Grupo de Estudos sobre Educação de Pessoas Jovens e Adultas da Faculdade de Educação da USP estará realizando no próximo dia 23 de março, das 17h30min às 19h30min, uma discussão (em formato remoto) em torno da VII CONFINTEA (Conferência Internacional de Educação de Adultos), que acontecerá no Marrocos, neste ano de 2022. Para conduzir a discussão, foi convidado o prof. Timothy Ireland (UFPB), que é coordenador da Cátedra EJA, da UNESCO.
Para participar é preciso se inscrever, enviando email para mcpierro@usp.br ou através do link: https://forms.gle/EcSbeMBXDpCVGQ5Q7. A quantidade de participantes é limitada, em razão da plataforma onde a atividade acontecerá, e os inscritos receberão convites com o link da sala, via email.

Para saber um pouco mais sobre as CONFINTEA

As CONFINTEA’s são as Conferências Internacionais de Educação de Adultos, promovidas pela UNESCO, com o objetivo de produzir diretrizes gerais para políticas de educação para pessoas jovens e adultas, no mundo inteiro.
A primeira conferência aconteceu em 1949, na Dinamarca e teve como temas de discussão: a Educação de Pessoas Adultas como instrumento de resistência ao totalitarismo e difusão de cultura de paz, além do incentivo a que os países mais pobres realizassem campanhas de alfabetização de adultos.
A II Conferência, aconteceu em 1960 em Montreal no Canadá, em um contexto de prosperidade econômica e consolidação das políticas de bem estar social nos países do Norte. Nessa conferência, que contou com aproximadamente 200 participantes, de ONGs e 50 países (quase o dobro da Conferência anterior) ganha evidência a importância de se pensar a educação de adultos como parte dos sistemas educacionais. 
A III CONFINTEA teve Tóquio como sede e ocorreu em 1972, no contexto de expansão econômica mundial e vitória de diversos movimentos de libertação nacional, especialmente na África. Teve como tema central “A educação de adultos no contexto da educação ao longo de toda a vida”. O documento final da conferência traz apontamentos importantes sobre a educação de adultos como parte integrante da educação básica e em convergência como a ideia de educação permanente presente no Relatório Faure. Embora com menos ONGs em relação à conferência anterior, nessa conferência houve 400 participantes, de 80 estados membros.
No ano de 1985, na França, ocorreu a IV CONFINTEA. Diferentemente das conferências anteriores, nesta, se adotou um formato de preparação com reuniões consultivas nas várias regiões, envolvendo governos e organizações da sociedade civil e consultas escritas aos Estados-membros, sendo precursor das conferências subsequentes. A educação de adultos é assumida como meio para se alcançar a justiça social e a igualdade educacional e fundamental à promoção do desenvolvimento econômico e social. O conceito de educação permanente é reforçado, consideradas as realidades da maioria dos países industrializados, onde a educação de adultos está associada às questões do emprego e da lida com mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, enquanto nos países menos desenvolvidos, o foco das políticas de educação de adultos ainda se refere à oferta para quem não teve a oportunidade de acesso à escola. A quantidade de participantes foi mais que o dobro, em comparação com a conferência de Tóquio, passando de 364 a 841. Participaram 122 Estados-membros e a quantidade de ONG credenciadas chegou a 59.
A V Conferência foi realizada em Hamburgo em 1997 e teve uma participação significativa de diferentes instituições, inclusive da sociedade civil. No Brasil, especialmente, uma inédita mobilização social, possibilitou a realização de um Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos, em Natal, em 1996, no qual se fez uma avaliação das políticas públicas de educação para pessoas jovens e adultas, desenvolvidas até então no país, bem como as experiências mais significativas para se pensar alternativas para o campo da EJA. Participaram desse evento, movimentos sociais, pesquisadore(a)s, educadore(a)s, gestore(a)s, e foi a partir dele que se iniciou, também, a formação dos fóruns locais de EJA. 
A V CONFINTEA se deu no contexto de outras conferências da ONU em torno de diversas temáticas, como o bem estar de crianças, a proteção do meio ambiente, os direitos humanos, o empoderamento de mulheres, o emprego produtivo, saúde reprodutiva e desenvolvimento urbano. Uma delas, a Conferência Mundial sobre Educação para Todos, de Jomtien, em 1990, é particularmente significativa, dado que a ideia ali propagada - do direito à educação para todos - foi sendo restringida para o direito de todas as crianças, o que implicou que em Hamburgo se retomasse a concepção de Educação ao Longo da Vida, no sentido amplo, de garantia do direito à educação, inclusive para jovens, adultos e idosos.
A VI CONFINTEA foi realizada no Brasil, em 2009, no estado de Belém, tendo como objetivo reforçar a implementação da agenda construída na conferência anterior, de Hamburgo, dado o seu pouco avanço, em razão das ofensivas neoliberais de precarização de direitos, no mundo inteiro. Como primeira conferência realizada em um país do hemisfério sul, ressaltou-se a importância da ideia da aprendizagem ao longo da vida, tendo a alfabetização como base, e o papel crucial da EJA para as agendas educacionais e de desenvolvimento dos países.

Para conhecer os documentos produzidos até o presente momento, na América Latina, em relação à VII CONFINTEA.


Algumas referências para se saber mais a respeito das CONFINTEA já realizadas

IRELAND, Timothy Denis; SPEZIA, Carlos Humberto (Orgs.). Educação de adultos em retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA. Brasília: UNESCO/MEC, 2014. Acessível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230540

SOARES, Leôncio José Gomes. O surgimento dos Fóruns de EJA no Brasil: articular, socializar e intervir. In: RAAAB, alfabetização e Cidadania – políticas Públicas e EJA. Revista de EJA, n.17, maio de 2004.

Contextos e históricos das CONFINTEA, no Portal dos Fóruns de EJA: http://forumeja.org.br/files/contextoconfintea.pdf e http://www.forumeja.org.br/historicoconfintea

DI PIERRO, Maria Clara. A UNESCO e os compromissos internacionais sobre políticas de educação de jovens e adultos. http://www.ceeja.ufscar.br/unesco

HADDAD, Sergio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Rev. Bras. Educ., v. 14, n. 41, mai/ago 2009. Acessível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YhfdkMwGsLzK6xRKvkNNLhf/?format=pdf&lang=pt


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