VII Encontro EJA em Movimento: indicadores e indicações

O 7o. Encontro EJA em Movimento é um processo que se inicia ainda em fevereiro de 2021, a partir de prospecções junto aos participantes dos grupos de comunicação virtual articulados pela coordenação do Projeto EJA em Movimento, a respeito de necessidades de temas e questões que poderiam compor a pauta do evento, através de formulário eletrônico em circulação, inclusive, ao longo do ano, nas diversas atividades realizadas pelo Projeto, como o Café com Paulo Freire RN e as Reuniões Virtuosas (mensais).

Além disso, fizemos convites públicos a quaisquer interessado(a)s, participantes dos diversos grupos de comunicação virtual, no sentido de integrarem a comissão de organização do evento, independentemente de seus vínculos institucionais.

O evento se organizou em formato integralmente remoto, com cinco tipos de atividades: (a) palestra; (b) mesa de debates; (c) rodas de conversa; (d) oficinas pedagógicas; e (e) relatos de experiências. A diversidade de atividades obedece a uma concepção da coordenação do Projeto da importância de que em evento como esse possamos ter momentos de aprofundamento de reflexões teóricas e conceituais e de socialização das experiências pedagógicas protagonizadas pelos próprios professore(a)s em suas respectivas instituições.

Em relação às oficinas pedagógicas e relatos de experiências, a coordenação do evento fez divulgação pública para inscrição das propostas de trabalhos, para efeito de apreciação da coordenação do evento.

Alinhados com a opção política de celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, a coordenação do evento escolheu como tema

O evento teve 365 inscrições, sendo 170 de pessoas que se declararam do Rio Grande do Norte, e os demais de outras partes do país, o que indica o alcance do nosso Projeto para além de nosso Estado de origem. Desses inscritos, 225 eram profissionais atuantes na EJA; 31 profissionais de instituições de ensino superior; 105 estudantes universitários; e 4 estudantes da EJA.

Em relação às sessões de relatos de experiências, tivemos 17 inscrições realizadas diretamente na plataforma do evento, além da articulação que foi feita pela coordenação do evento junto ao Núcleo de Educação do Campo e Diversidade, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (RN), no sentido de que o evento comportasse as exposições de experiências desenvolvidas no contexto do Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional, pela riqueza e importância do projeto. Nesse caso, tivemos a exposição de 5 experiências didático-pedagógicas.

Perguntados sobre questões e temas que consideram relevantes pelo que representam como expressão das dificuldades presentes na modalidade e eventuais temáticas a serem abordadas em atividades formativas, os inscritos citaram:

Materiais/conteúdos didáticos e digitais;

O fenômeno de baixa permanência de estudantes da EJA;

A falta de políticas públicas para a modalidade;

Formação continuada para os profissionais atuantes na modalidade

Currículo adequado às especificidades da EJA e dos seus sujeitos;

A reflexão sobre a relação da EJA com o mundo do trabalho;

A falta de apoio do(a)s gestore(a)s à modalidade;

Os efeitos das diversas desigualdades e diferenças sociais, sobre a realidade dos sujeitos que demandam a EJA;

As questões associadas ao baixo alfabetismo de pessoas jovens e adultas;

A escassez de recursos e problemas de infraestrutura para a modalidade;

Avaliação na EJA;

Aspectos metodológicos das práticas pedagógicas  e curriculares;

Questões associadas à mobilização/motivação dos estudantes;

Reconhecimento e valorização profissional dos professore(a)s que atuam na modalidade;

As diferenças de níveis de aprendizagem entre os sujeitos da EJA;

As dificuldades enfrentadas durante a pandemia;

A realidade da modalidade em contextos não-escolares;


Os desafios da lida com as novas soluções e ferramentas das tecnologias de informação e comunicação digitais; e

A juvenilização da EJA.

Tais indicações são importantes para que possamos pensar as nossas próximas pautas, aprofundando estudos que possam reverberar no cotidiano da modalidade, em acordo com o que os profissionais manifestam como sendo objeto de suas angústias. E mostram, também, que as pautas que compuseram nosso Encontro, na conferência de abertura, nas mesas de debates, rodas de conversa, oficinas pedagógicas e relatos de experiências, estiveram em diálogo direto com essas expectativas.

Durante o evento, fizemos circular um formulário eletrônico, no qual se pedia que aos participantes que fizessem uma avaliação de cada atividade, atribuindo um valor de 1 a 5. Após a coleta e sistematização das notas atribuídas, constatamos, com muita felicidade, que de um total de 454 respostas:

88,5% das respostas atribuíram nota 5 às atividades;

10,4% das respostas atribuíram nota 4 às atividades;

1,1% das respostas atribuíram nota 3 às atividades; e

Não houve respostas dando notas abaixo de 3 em nenhuma atividade.

Além disso, os registros em vídeo de nossas atividades noturnas (a Conferência de Abertura e as duas mesas de debates), alcançaram uma visualização média de 370 visualizações.

A combinação desses números de inscrições, registros de frequências e visualizações no Canal do YouTube (www.youtube.com.br/EJAemMovimento) aponta para um fenômeno de diversificação das formas de participação do público em relação ao evento, nesse formato remoto.

De qualquer forma, chegamos à conclusão que nosso 7o. Encontro foi bastante exitoso, tendo cumprido todos os objetivos a que se propôs, o que nos coloca, também, diante de outros/novos desafios.

Entre eles, sentimos que ainda são poucos o(a)s colegas que se mobilizam para sistematizarem suas experiências didático-pedagógicas para fins de exposição pública, de modo a proporcionar reflexões, discussões e aprofundamentos em torno dos nossos fazeres cotidianos. 

Em que pese nosso projeto, claramente, se voltar ao público docente que atua na EJA, precisamos pensar em estratégias de envolvimento de estudantes em atividades como esta, dado que o processo de formação entre professore(a)s se potencializa quando em contato com as exposições, reflexões, narrações e a participação ativa dos estudantes. Pois é a partir deles, de suas expectativas, desejos e necessidades que nosso trabalho ganha consistência.

No mais, nosso projeto se manterá, em 2022, com a dinâmica que o tem consagrado: reuniões mensais (as chamadas Reuniões Virtuosas), onde fazemos discussões de temas considerados relevantes pelos participantes dos grupos de comunicação virtual, bem como de experiências que instigam nossa reflexão pedagógica, para, no final do ano, realizarmos nosso 8º Encontro que, na perspectiva de manter esse alcance nacional, poderá, pelo menos parcialmente, ser no formato remoto.

Convidamos a todo(a)s que desejam engrossar nossas fileiras e participar mais ativamente de nossas atividades a fazer contato conosco, por meio de nossos dispositivos virtuais, cujo acesso pode se dar pelos seguintes endereços

Grupo Virtual de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IIFloa3v04EDAlxN8gOHoH

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