EJA em Movimento reúne-se e define caminhos para 2018

No último dia 20 de março, aconteceu a primeira reunião do Projeto EJA em Movimento, que teve como foco de suas discussões a seguinte pauta: (a) as necessidades e expectativas dos participantes quanto ao que teríamos que desenvolver ao longo deste ano, considerando a dinâmica de atividades e de participação das pessoas no ano passado; (b) a definição de uma data para nosso evento anual; e (c) o encaminhamento de uma nova representação ao Ministério Público sobre a implementação da Portaria 1731/2016-SEEC/RN que criou critérios para a criação de turmas de EJA e que redundou numa drástica redução de oferta de vagas na rede pública estadual.
Em relação a cada ponto de pauta, tivemos a seguinte discussão:
(a) Considerou-se a importância de que a participação dos colegas dos municípios do interior seja ampliada, de modo que não apenas os coordenadores, mas os professores dessas redes, possam se articular às nossas atividades. O projeto pode se aliançar com as secretarias municipais de educação no sentido de que as atividades possam acontecer nas sedes desses munícipios, o que será possível na medida em que os colegas dos municípios realizem esse movimento de articulação com os dirigentes municipais a fim de que possamos iniciar as conversações em torno das condições e possibilidades de uma parceria dessas. Na ocasião, a colega Elisângela, de Goianinha, trouxe questionários aplicados junto aos colegas professores desse município para que sistematizássemos as respostas e a partir daí possamos pensar um plano de formação continuada. A colega Leia, de São Gonçalo do Amarante, por sua vez, informou que os coordenadores da EJA daquela rede municipal desenvolveram uma pesquisa para identificação do perfil sócio-econômico-cultural dos estudantes da EJA, a fim de repensarem o currículo. Ela informou que os coordenadores pretendem trazer os dados para discussão nas reuniões de nosso grupo.
(b) Quanto ao nosso evento anual, o grupo optou em planejar sua realização no final de novembro, dado que teríamos mais tempo para organizá-lo e ainda poderíamos ver alguns desdobramentos e resultados das atividades do nosso projeto socializados mais amplamente.
(c) Foi apresentado o conteúdo de nova representação a ser encaminhada à Promotoria de Educação do Ministério Público Estadual face aos efeitos da Portaria 1731/2016, já constatados a partir dos dados divulgados pela dissertação de mestrado da pesquisadora Liz Araújo, em sua defesa em fevereiro próximo passado.
A nossa próxima reunião acontecerá no dia 24 de abril, às 14h30min, nas dependências do Centro de Educação, e na oportunidade teremos a apresentação de um relato de experiência didático-pedagógica.

Comentários

Postagens mais visitadas