EJA em Movimento discute iniciativa de conhecimento de perfil dos(as) estudantes da EJA desenvolvido pela Coordenação de EJA de São Gonçalo

Ontem, dia 17, tivemos mais um encontro do nosso grupo EJA em Movimento, ocasião em que avançamos na discussão sobre o processo de levantamento do perfil dos estudantes da rede pública municipal de São Gonçalo do Amarante, apresentado pela profa. Verônica e os demais colegas da coordenação de EJA daquele município.
Na oportunidade, discutiu-se questões apontadas pelas respostas dadas pelos estudantes entrevistados, entre elas: (a) a importância de se perceber a modalidade como um espaço de diversificação de oportunidades, dada a diversidade de projetos de vida que a procura; (b) a forte presença das mídias virtuais e redes sociais, ao lado da televisão, como canais que ofertam referências às/aos estudantes da EJA, o que implica a necessária aproximação dos professores com essas dinâmicas, a fim de estreitar laços, pautar questões relacionadas aos conteúdos e tipos de uso desses canais, bem como a forma como eles organizam/pautam nosso cotidiano, na medida em que ocupam parte significativa do tempo livre do estudantado da EJA; e (c) a oferta de ensino médio e de cursos profissionalizantes, como demandas postas por um conjunto significativo dos entrevistados.
A iniciativa dos colegas de São Gonçalo foi ressaltada como fundamental para o início de um processo mais amplo de estruturação de uma formação continuada para os professores do município, de reorganização curricular e de uma política pública específica para a EJA no município. Aqui, o link que dá acesso à apresentação dos colegas de São Gonçalo: https://1drv.ms/b/s!AqVpC3geBMQUgs1sP449MUuKlo65uw.
Depois, tivemos a exposição, pelos colegas Miriã, Rejane e Manuel (Ceará Mirim), acerca da troca de experiências que eles tiveram com outros militantes da EJA, por ocasião da participação no EREJA (Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos) ocorrido recentemente em Salvador-BA. Os colegas relataram as atividades desenvolvidas no evento, as discussões em torno da realidade, os desafios e as perspectivas para a EJA no Nordeste e no Brasil no atual momento histórico. Segundo os colegas, será buscado junto à coordenação do Fórum Potiguar de EJA a realização de uma reunião para a socialização mais ampla dessas informações e a definição de ações para o fortalecimento do FPEJA. A apresentação do pessoal que foi ao EREJA pode ser conferida no link: https://1drv.ms/b/s!AqVpC3geBMQUgs1X_tLEHCdcH_Tn7w
Ao final, foi apresentado o sítio do IV Encontro de Educação de Jovens e Adultos EJA em Movimento, que de 28 a 30 de novembro, pelo prof. Alessandro, o qual deu algumas orientações aos presentes de como interagir com o sítio e sobre algumas decisões que precisam ainda ser tomadas para a plena realização do evento.
Como novidades, neste ano, teremos a confecção de uma Carta contendo as preocupação dos participantes do IV Encontro a ser entregue à equipe do novo governo estadual a ser eleito nas próximas eleições. O documento está sendo confeccionado, será divulgado pelas redes sociais para a recolha de assinaturas e será exposto no evento.
Ainda ficou combinado que as colegas Miriã (Ceará Mirim) e Domingas (Nísia Floresta) pensarão uma exposição sobre as atividades de EJA dos municípios, que ficará às vistas de todos durante os três dias de evento.

Comentários

Postagens mais visitadas