EJA em Movimento realiza seu 5o. e mais participado Encontro

Mesa de Abertura
Realizou-se, nos dias 7 e 8 de novembro, próximos passados, o 5o. Encontro EJA em Movimento, nas dependências do Centro de Educação, da UFRN. O evento bateu novo recorde de inscritos em relação aos anos anteriores. Desde 2014 (ano da primeira edição do evento), quando 207 pessoas se inscreveram, o número de inscritos sempre tem crescido, alcançando, ano passado, o número recorde de 277 inscritos, e na edição deste ano, o extraordinário número de 326 inscritos. Em termos de participação efetiva, tivemos uma média de 160 participantes, considerando as diversas atividades que tivemos durante os dois dias de evento.
Promovido pelo Projeto EJA em Movimento, em parceria com o IFRN - Campus da Zona Leste, o 5. Encontro EJA em Movimento foi absolutamente exitoso em seus objetivos de se constituir em espaço aberto para a reflexão política e pedagógica acerca das questões que afetam a realidade da modalidade EJA. A programação que estruturou as atividades do encontro esteve totalmente atenta e coerente com esses objetivos.
Profa. Êda Luiz, em diálogo com a plateia.
Nesse sentido, na quinta à tarde, tivemos o privilégio de conversar com a profa. Êda Luiz, coordenadora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, escola exclusiva para a modalidade EJA, da rede pública de São Paulo. Na oportunidade, pudemos conhecer os princípios que estruturam aquela experiência que é, hoje, uma das referências em termos de gestão e de práticas curriculares adequadas à modalidade EJA. A palestra da professora foi gravada em vídeo e em breve estará disponível para quaisquer escolas ou coletivos de professores de EJA que pretendam assistir e fazer uma discussão em torno do seu conteúdo.
Apresentação teatral de estudantes de EJA de Macaíba
Nessa mesma tarde, duas oficinas foram ministradas: "Jogos Matemáticos na EJA", coordenada pela profa. do SESC/RN, Syham Kafka, e "Poéticas e Artes Corporais", coordenado pela profa. Claudete dos Santos, da Secretaria de Educação de João Pessoa e da Paraíba.
Grupo da Oficina de Jogos Matemáticas
Na noite da quinta, fomos presenteados pela apresentação teatral "O Caso do Espelho" por um grupo de estudantes de EJA de uma escola da rede pública municipal de Macaíba, após o que, tivemos a abertura formal do evento. A partir das 19h45min,  tivemos outro privilégio que foi o de conversar com a profa. Maria Clara Di Pierro, da Universidade de São Paulo, que é uma das principais (senão a principal) referência nacional de pesquisa em políticas públicas para a EJA. Di Pierro refletiu conosco sobre o processo de redução de matrículas na EJA que assistimos em escala nacional, particularmente depois da modalidade ter integrado o FUNDEB. A professora trouxe não apenas dados sobre a situação da EJA nas políticas mais recentes da União, mas provocou os presentes sobre os desafios que estão postos no tocante à mobilização da demanda para a modalidade, a articulação entre os entes federativos em face da ausência de políticas do MEC para a EJA e a luta pela implementação de um FUNDEB permanente.
Profa. Maria Clara Di Pierro
No dia seguinte, a maior parte dos participantes se concentrou em compor os grupos de Relatos de Experiências, onde tivemos a oportunidade de conhecer atividades desenvolvidas por colegas atuantes na EJA, socializando suas reflexões a partir de suas próprias práticas. Momento rico de mútua qualificação das reflexões acerca de nossas práticas docentes, a partir das exposições de colegas.
Na sexta à noite, o cansaço não nos abateu para discutir a difícil conjuntura da modalidade EJA em nosso Estado, em face da ausência de uma política nacional para a modalidade e a crescente queda nas matrículas na EJA, tanto nas redes públicas municipais como na rede pública estadual. Para discutir o assunto, tivemos a presença da profa. Liz Araújo, subcoordenadora de EJA da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, a qual apresentou um diagnóstico de como está a EJA na rede pública estadual e indicou os desafios postos para a promoção do direito à educação para jovens e adultos pouco ou não escolarizados, como a ampliação do acesso, o não fechamento de turmas e as disputas de visões sobre a EJA, dentro da SEEC/RN. Já a profa. Sirleide Dias, coordenadora do Fórum Estadual de Educação ressaltou a importância de que se busque materializar as estratégias previstas no Plano Estadual de Educação para o cumprimento das metas que estão presentes lá.
Ao final do evento, o professor Alessandro Azevêdo saudou os presentes pela participação, colocando o Projeto EJA em Movimento à disposição de todxs para a continuação das discussões havidas durante o evento, nas reuniões mensais que o Projeto realiza, bem como na colaboração na mobilização de professores para ações que possam materializar novos horizontes para a modalidade EJA. Convidou, então, todxs que quiserem participar do Projeto a fazerem contato via o email ejaemmovimento@gmail.com, pelo Grupo do Facebook (facebook.com.br/ejaemmovimento), por este blog ou pelo número de zap (996071267).

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