EJA em Movimento realiza discussão virtual sobre texto de Boaventura dos Santos "A Cruel Pedagogia do Vírus"

No dia 29 de abril de 2020 às 15h, foi realizada uma videoconferência do projeto EJA em Movimento para o debate do texto “A Cruel Pedagogia do Vírus” escrito pelo professor Boaventura de Souza Santos, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
A videoconferência foi feita pela plataforma jitsi, tendo alcançado a participação de 36 pessoas, inclusive colegas de outros Estados do país, tendo como mediador o professor Alessandro Azevedo, da UFRN e coordenador do projeto EJA em Movimento.
A atividade teve início com uma exposição do conteúdo da obra do prof. Boaventura de Sousa Santos, momento em que se apresentou algumas reflexões quanto a atual crise pandêmica vivenciada por todxs, entre elas: (a) a ideia de que esta crise é apenas o reflexo de uma crise mais ampla e permanente, que se encontra já naturalizada em nossa sociedade e que o vírus torna evidente e pela suspensão de nossas rotinas, possibilita sua maior percepção agora. Como exemplo dessa crise permanente, temos a crise climática, resultante das atividades exploratórias que consomem cada vez mais o meio ambiente, porém, como obra do “consenso” geral, imposto pelas classes dominantes capitalistas, pouco é feito para que esta situação se resolva, tendo como efeito, que todo esse debate caia em esquecimento político e midiático.
A pandemia revela a fragilidade da vida humana, principalmente para aqueles que são invisíveis na sociedade. Essa população é composta por pessoas que vivem em condição de risco como: idosos desamparados; trabalhadores informais e de rua, que tiram seu sustento pela imprevisibilidade do cliente; indivíduos de bairros pobres que ainda sofrem de outras emergências sanitárias; sem teto que não tem como fazer um auto isolamento; refugiados. Revela também a saturação do modelo social capitalista, que coloca o lucro e a expansão comercial acima da própria vida humana.
Portando, o que podemos levar de aprendizagem deste momento? Uma possibilidade é o debate para criar uma nova civilização, que não favoreça apenas alguns na medida em que desfavorece a grande massa, mas que proporcione mais diretos que sejam acessíveis a todos igualmente.
Todas essas questões foram trazidas à discussão, e possibilitou que se fizesse a discussão de como essa crise impacta o universo de nossas atividades escolares e pedagógicas, nos impondo uma reflexão radical sobre se devemos estar pensando em retornar à "normalidade" criadora da atual situação de crise ou se precisaremos começar a discutir uma nova "normalidade" que nos impeça de vivenciar novas pandemias como esta. Para isso, nosso papel como professores está em causa, podendo reforçar a normalidade atual ou se somar na construção de outra/nova normaldiade.
A conclusão, sintetizando as contribuições, para os participantes da videoconferência é que a construção dessa nova civilização tem que ser feita a partir do debate dentro e fora da sala de aula, por meio de práticas pedagógicas que auxiliem essa reivindicação.
Como encaminhamento final da atividade, alguns dos participantes deverão confeccionar um projeto de ação educativa que, com base nessas questões, possa ser discutido e aprimorado para ser posto em prática nas escolas. O próximo encontro, em princípio, ficou agendado para o dia 13 de maio, às 15h, pela mesma plataforma.

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