Projeto EJA em Movimento encerra atividades de 2020 com exitoso Curso de Extensão

Desde o dia 6 de novembro o Projeto EJA em Movimento encerrou suas atividades relativas a 2020, um ano marcado pela pandemia e seus efeitos no contexto da maneira como passamos a conduzir nossas atividades acadêmicas, centradas no chamado formato "remoto", como meio para nos protegermos dos riscos de contaminação.

A pandemia, não apenas mudou a forma de nos encontrarmos e fazermos nossas discussões, também trouxe novas questões relacionadas aos desafios da garantia do direito à educação na medida em que a pandemia, numa perspectiva mais geral, esgaçou contradições e desigualdades já existentes nas nossas escolas e processos educativos, inclusive no contexto da modalidade EJA.

Nosso projeto manteve a dinâmica dos seus encontros mensais, como fazemos desde 2016, desta vez no formato remoto, propiciando momentos de aprofundamento de questões várias. Pudemos fazer uma leitura do momento imposto pela pandemia, a partir da leitura de uma obra como "A cruel pedagogia do vírus", do Prof. Boaventura de Sousa Santos. Tomamos conhecimento dos caminhos alternativos trilhados pelos educadore(a)s de EJA para driblar as dificuldades da pandemia, debatendo a experiência radiofônica do Projeto EJA em Ação, que encontra-se em desenvolvimento em Caicó. E também tivemos a oportunidade de debater com professores e professoras que pesquisam temáticas que nos importam, como os profs. Veridiano Maia, Cláudio Correia, Ana Lorym Soares e Gabriela Mitidieri.

Neste ano avançamos construindo a oferta de um curso de extensão, a partir da articulação entre colegas professores e professoras de fora da UFRN (inclusive das redes de educação pública) que responderam à chamada pública de construção dessa proposta e se articularam para coletivamente propiciarem um processo de formação continuada para profissionais atuantes na EJA, independentemente de seus vínculos e local de atuação.


Foram abertas 50 vagas para o Curso. Tivemos uma procura de quase o dobro de pessoas, de várias partes do país, inclusive.

O curso teve encontros (síncronos) semanais em cada um dos quais se tratava de uma temática e se colocava atividades de aprofundamento (correspondentes aos momentos assíncronos). Tivemos discussões sobre Paulo Freire, Gestão na EJA, Metodologias Ativas, Jogos Matemáticos, Alfabetização, Inclusão e as especificidades do aprender entre jovens e adultos. A maioria dessas atividades foram abertas inclusive àqueles e àquelas profissionais que não estavam inscritos no Curso, garantindo, assim, que as discussões e conhecimentos circulassem o mais amplamente possível.

O conteúdo de cada discussão travada em nosso curso está disponível em nosso canal no youtube [www.youtube.com/EJAemMovimento].

Ao final do curso, os participantes socializaram os seus respectivos projetos de ação educativa, que sintetizaram seus estudos, o diálogo com as temáticas propostas e uma leitura da realidade que vivenciam como profissionais.

Os trabalhos foram socializados,uma parte deles, no dia 27 de outubro, e outra parte no dia 6 de novembro, integrando a programação do nosso 6o. Encontro EJA em Movimento, evento anual de nosso projeto.

Ao final do curso foi solicitado que cada cursista preenchesse, voluntariamente e sem se identificar, um formulário eletrônico, com perguntas cujas respostas nos dariam uma aproximação das avaliações individuais acerca do trabalho desenvolvido pela equipe que organizou e conduziu o curso.

Estamos, então, disponibilizando um arquivo (para acessar o conteúdo clique aqui) contendo as respostas em relação às perguntas objetivas, cujos gráficos são produzidos automaticamente pelo aplicativo que gerencia o formulário. Ainda estamos sistematizando as respostas não objetivas (a partir de perguntas que identificam eventuais acertos, erros e recolhem sugestões para as próximas edições do Curso) e pretendemos, uma vez sistematizadas todas as respostas, agregar as indicações feitas pelos cursistas às próximas propostas que viermos a construir.

Os gráficos falam por si. E a todos os que participaram desse trabalho, nosso muitíssimo obrigado.

Comentários

  1. Parabéns pela elaboração do blog. Assim que puder vou ler os textos postados por vcs. Feliz natal e um ano novo com vacina pra tod@s. 💖😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas