Educação de Jovens e Adultos: o sonho de estudar é possível!!!, por Denis Maurício

Apesar da grande discrepância entre as idades dos discentes matriculados na Educação de Jovens e Adultos, é notório que a maioria deles entra no ambiente escolar em busca da tão sonhada conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio. Afinal de contas, nunca é tarde demais para pôr em prática nossos objetivos.

Lecionar nas turmas da Educação de Jovens e Adultos é uma experiência maravilhosa e que carrega consigo grandes e diversos aprendizados. São pessoas que estão afastadas do ambiente escolar por anos ou até mesmo décadas. Sem sombra de dúvidas, a troca de experiências entre os docentes e discentes ocorre de forma intensa. Os discentes da Educação de Jovens e Adultos trazem consigo uma vasta experiência pessoal e conhecimentos empíricos sobre inúmeros elementos da sociedade.

Não é uma tarefa fácil ministrar aulas de quaisquer disciplinas para turmas tão heterogêneas. O planejamento das aulas deve ser minucioso e contemplar a heterogeneidade característica das turmas da Educação de Jovens e Adultos. O planejamento das aulas também deve contemplar o fator motivacional. Nesta modalidade de ensino os discentes precisam constantemente receber doses de motivação. Devido às inúmeras e ainda desconhecidas causas, os índices de evasão escolar ainda são enormes e continuam sendo um desafio para a Escola Pública.

Conhecer cada vez mais essas causas da evasão escolar é necessário para tentar vencer essa batalha que a Escola Pública travou faz muitos anos. A maioria dos discentes da Educação de Jovens e Adultos trabalham durante o dia e/ou são casados, o que contribui para o aumento das responsabilidades enquanto sujeitos sociais. Não é fácil conciliar a vida social em família com as funções no emprego. É preciso sempre manter a calma e organizar as tarefas diárias. Planejamento é sempre útil e aperfeiçoa as tarefas sociais.

Os docentes que atuam preferencialmente nas turmas da Educação de Jovens e Adultos necessitam incluir em seus planejamentos e ações pedagógicas recursos didáticos que alimentem nos discentes o desejo pela permanência na Escola, o que contribui para a diminuição nos índices de evasão escolar e de analfabetismo. Este último também é outro grande desafio enfrentado pela Escola Pública anualmente.

Os discentes da Educação de Jovens e Adultos sempre precisaram ser motivados para continuar caminhando rumo ao sucesso pessoal proporcionado pelo empenho individual nos estudos. Estudar sempre trouxe grande e maravilhosas conquistas para quem percorreu este caminho sem pegar desvios. Não há nada mais prazeroso que viajar no mundo do conhecimento. Conhecer é um ato de coragem e de liberdade.

A Educação de Jovens e Adultos mostra para a sociedade brasileira que é sempre possível voltar para o ambiente escolar e retomar a caminhada rumo ao conhecimento. Nunca é tarde demais para buscar o conhecimento. Conhecer é uma ação humana que deve ser sempre praticada não importa as circunstâncias. Os discentes da Educação de Jovens e Adultos devem perceber o quanto é prazeroso buscar o conhecimento e entender o papel social de cada um. A liberdade de expressão depende do nível de conhecimento acerca de determinados assuntos. O conhecimento proporciona a liberdade. Pensem nisso!!!


Denis Maurício, é professor de História em uma escola que oferece EJA no município de Espírito Santo-RN. Endereço eletrônico: denismauricio426@gmail.com


A Sessão "FALA PROFESSOR(A)!" está reservada àquele(a)s educadore(a)s que desejem manifestar sua opinião acerca de quaisquer questões relacionadas à modalidade EJA. Caso você, EDUCADOR(A) na modalidade EJA, queira socializar suas reflexões pedagógicas neste blog ou dialogar publicamente com o conteúdo de qualquer postagem já publicada aqui, envie seu escrito para o endereço eletrônico ejaemmovimento@gmail.com, com sua identificação, escola e município onde trabalha. O texto enviado, para ser publicado, deve TER ENTRE 500 E 1500 PALAVRAS.

Comentários

Postagens mais visitadas