Trabalhos apresentados no VIII Encontro Internacional ALFAeEJA analisam a EJA no RN

Entre os dias 20 e 22 de novembro, em Salvador, realizou-se o VIII Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, organizado pelo Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos da UNEB - Universidade do Estado da Bahia.

Na sessão de comunicações orais, o prof. Alessandro A. de Azevêdo, coordenador do Projeto de Extensão EJA em Movimento apresentou dois trabalhos intitulados "A EJA do Rio Grande do Norte no contexto do PNE 2014-2024: uma primeira imersão nos resultados alcançados" e "A Configuração da negação da EJA como direito no RN".

O primeiro trabalho (acessar o Resumo Expandido aqui), volta-se à análise de dados produzidos pelo Observatório do PNE, que monitora os resultados alcançados pelos Estados, em comparação com as metas propostas no Plano Nacional de Educação. O segundo trabalho (acessar o Resumo Expandido aqui) realiza uma imersão no conjunto de dados públicos sobre o número de matrículas e turmas de EJA efetivadas pelos sistemas estadual e municipais do RN em comparação com demanda potencial.

Ambos trabalhos se articulam no sentido da intervenção de todas as pessoas comprometidas com a efetivação do direito à EJA, no contexto das discussões em torno do Plano Nacional de Educação 2024-2034 e do Plano Estadual de Educação 2025-2035, que se abrem com a realização da Conferência Nacional de Educação e das etapas preparatórias estaduais e municipais.

No caso do Rio Grande do Norte, a Conferência Estadual de Educação está prevista para acontecer no próximo dia 4 de dezembro, no CEMURE, em Natal.

A Conferência Nacional de Educação, entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas