EJA em Movimento faz 5a reunião e inicia mobilização para o III Encontro

O grupo EJA em Movimento voltou a se reunir no último dia 9 de agosto, momento em que se discutiu os seguintes pontos de pauta:

a) Informes;
b) III Encontro de Educação de Jovens e Adultos EJA em Movimento, entre os dias 25 e 27 de outubro; e
c) A próxima reuinão do grupo.

Informes

Foram dados os seguintes informes:
a) Dia 16 de agosto próximo, haverá uma reunião do Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura, em torno da Representação Pública encaminhada pelos professores Alessandro Augusto de Azevêdo, Marisa Sampaio, Edneide Bezerra e Alexandre Aguiar, em questionamento da Portaria 1731/2016 que estabelece critérios de abertura de turmas de EJA na rede pública estadual de educação básica. Nessa reunião o Promotor Públlica deverá ouvir as considerações da SEEC-RN, a partir do que deverá tomar um posicionamento sobre o assunto.
b) O projeto de evento (III Encontro de Educação de Jovens e Adultos EJA em Movimento) encaminhado no Edital da PROEx redundou em sua aprovação com a liberação de 1500 reais de apoio financeiro.
c) A profa. Elisângela (Goianinha) informou que aplicou o questionário elaborado pela UFRN e se mostrou interessada em desenvolver um projeto de formação continuada dos professores de EJA do municipio, tendo sido orientada pelo prof. Alessandro Augusto de Azevêdo no sentido de se agendar uma reunião específica para se analisar os dados colhidos e se pensar alternativas para a viabilização de um projeto como o pensado pela professora.

III Encontro de Educação de Jovens e Adultos – EJA em Movimento

Em face da liberação de apoio financeiro para nosso evento foi aberta a discussão sobre o que fazer com o recurso. Considerando o que já havia sido discutido inicialmente na reunião anterior, optamos em viabilizar, com esse recurso, a vinda de um ou dois convidados de outros estados.
Decidiu-se por fazer convite à profa. Jane Paiva (UERJ) para a discussão sobre Currículo (proposta pela profa. Edneide Bezerra e acolhida pelo grupo na última reunião). O prof. Alessandro Augusto de Azevêdo acrescentou que seria possível convidá-la, também, para a discussão sobre Formação de Professores (temática igualmente apontada como importante pelo grupo na última reunião e reforçada nesta). Dependendo do custo da vinda da profa. Jane Paiva, tentaremos trazer alguém do Nordeste com ligações com o movimento nacional dos fóruns de EJA para fazermos uma discussão sobre as políticas para a EJA no atual cenário do MEC e das políticas educacionais em nosso país. O prof. Alessandro Augusto de Azevêdo ficou encarregado de entrar em contato com os possíveis convidados.
Foi mencionado a importância de termos expressões artísticas oriundas das atividades da EJA, o que exigirá de todos os membros do grupo um esforço no sentido de localiza-las, convidá-las e garantir as condições para viabilizá-las.
Também foi mencionado a importância de se buscar parcerias, ocasião em que foi informado que a profa. Edneide Bezerra já havia se colocado nesse sentido indicando a colaboração do IFRN com canetas, pastas e blocos aos participantes.

Próxima reunião

A partir das observações dos membros do grupo pelo zap pudemos identificar que as melhores opções para a realização das próximas reuniões seriam as terças feiras, o que nos levou a indicar o dia 5 de setembro como data para a próxima reunião. Como pauta, foi sugerida a discussão do texto do prof. Miguel Arroyo (UFMG), “Imagens Quebradas”, no qual se discute as imagens construídas pelos profissionais da educação em torno da infância e da adolescência e os conflitos entre essas imagens e a (dura) realidade de nossas crianças e adolescentes das escolas públicas e periféricas. A principal razão para essa sugestão foi o fato de essa questão ter emergido no grupo do zap a partir de uma postagem de uma de nossas colegas, a profa. Auxiliadora.

Comentários

Postagens mais visitadas