Fórum Potiguar de EJA renova coordenação e traça objetivos para o próximo período

No último dia 23 de abril, foi realizada reunião do Fórum Potiguar de EJA, no Centro de Educação da UFRN, com o objetivo de reativar o Fórum, agregando novos membros e renovando sua coordenação.
Na ocasião encontravam-se presentes  representantes da UFRN, IFESP, Sub-coordenadoria de EJA da SEEC-RN, Secretaria Municipal de Educação de Nísia Floresta, CEJA Senador Guerra (Caicó), Comitê Gestor de Educação do Campo/SEEC-RN, UFERSA, IFRN, Mandato da Deputada Natália Bonavides. Outras instituições como o Instituto Paulo Freire e as secretarias municipais de educação de Natal e Ceará Mirim comunicaram a impossibilidade de estarem presentes naquele momento.
Na reunião se discutiu a necessidade de renovação da coordenação do FPEJA e a reativação das ações do Fórum, dadas as desarticulações havidas ao longo do último período. Da coordenação anterior, apenas a profa. Liz Araújo manifestou-se com interesse em continuar como componente de uma nova coordenação.
Foi consenso a necessidade de se estabelecer contato com os estudantes (através das entidades representativas do movimento estudantil secundarista) e os professores que atuam nas redes públicas de educação básica, de se ampliar a composição do FPEJA incorporando novos segmentos desejosos de o integrarem (como o MST, por exemplo, que comunicou seu interesse de participar do coletivo) e revisar o regimento criado em 2002, o qual já não responde às dinâmicas do atual contexto político e educacional.
Além disso, colocou-se como muito importante um mapeamento das ações de EJA que estejam sendo desenvolvidas nos diversos espaços escolares e não escolares em nosso Estado, bem como um estudo da Agenda 20/30 que está sendo proposta pela UNESCO e a penetração do Fórum em regiões onde já temos companheiros se articulando e se compromentendo com a luta em defesa da EJA, como é o caso do Seridó e de municípios como Ceará Mirim, Nísia Floresta e Maxaranguape.
Foi eleita uma nova coordenação para o FPEJA, cujo mandato será de um ano, com o objetivo de cumprir essas tarefas postas durante a reunião.
A nova coordenação ficou assim definida: Liz Araújo (SUEJA-SEEC/RN), Daíse Galvão (IFESP), Alessandro Azevedo (UFRN), Marta Geruza (CEJA Senador Guerra - Caicó) e Aparecida (MST). Próximo dia 14 de maio, às 9h, nas dependências da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, acontecerá a primeira reunião dessa nova coordenação, para se traçar as estratégias para o cumprimento desses objetivos.
O Projeto EJA em Movimento saúda esse momento de reorganização do FPEJA colocando-se à disposição para colaborar com esse processo.

Comentários

Postagens mais visitadas