Defesa de Doutorado sobre a formação de conceitos matemáticos por estudantes da EJA com deficiência intelectual.

No próximo dia 24 de maio, às 9h, no auditório do PPGEd-NEPSA II, haverá a defesa de tese de doutoramento da discente MÁRCIA MARIA DIAS CARVALHO, intitulada: “A Formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas"
O trabalho tem o seguinte resumo:
A prática inclusiva perpassa o processo do ensino e da aprendizagem quando este é pensado e sistematizado de maneira que todos os envolvidos nesse movimento sejam considerados como sujeitos singulares em seu ritmo e produção do conhecimento. A pesquisa intitulada “A formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos – EJA: desafios e perspectivas”analisa a mediação do processo de formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por um estudante com deficiência intelectual na EJA. De maneira específica,pretende mediar colaborativamente, Situações de aprendizagem envolvendo jogos matemáticos em sala de aula junto a estudante com deficiência intelectual verificando que elementos fundamentam o processo da formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com tal deficiência. Para o desdobramento da investigação, referenciamo-nos na teoria histórico-cultural, que permite apreender do fenômeno os atributos que lhe são inerentes. Coerente com o embasamento da teoria histórico-cultural, optamos pela pesquisa colaborativa, pois esta abordagem metodológica nos aponta os elementos que permitem desenvolver as ações/mediações de modo compartilhado ecolaborativo, viabilizando, desse modo, a formação daqueles conceitos. As reuniões, as narrativas escritas e oral, o planejamento, a observação colaborativa e os encontros colaborativos, foram os procedimentos metodológicos adotados, visto que não apenas são condizentes com a modalidade de pesquisa, assim como se coadunam aos objetivos propostos. As operações mentais da comparação, análise e síntese, abstração e generalização foram as categorias utilizadas para a análise do conteúdo produzido, sendo mobilizadas pelo pensamento, função mental que tem predominância no processo de formação de conceitos. A colaboração e a mediação pedagógica numa perspectiva inclusiva permitiram que, ao final do processo, confirmássemos a tese de que as mediações pedagógicas colaborativas por meio de jogos matemáticos contribuem para a formação de conceitos das operações matemáticas
fundamentais por estudante com deficiência intelectual.
PALAVRAS-CHAVE:
Deficiência Intelectual. Educação de Jovens e Adultos. Formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais. Jogos Matemáticos

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