Projeto EJA em Movimento inicia atividades de 2019 com círculo de Relatos de Experiências

O Projeto EJA em Movimento iniciou suas atividades de 2019, fazendo sua primeira reunião em 7 de maio, com a presença de colegas professore(a)s dos municípios de Macaíba, Maxaranguape, Nísia Floresta, Ceará Mirim e Natal, além dos professores coordenadores da UFRN e do IFRN e os estudantes bolsistas e voluntários do Projeto.
Antes da pauta principal da reunião, foram dados informes sobre a mobilização em torno da reativação do Fórum Potiguar de EJA, coletivo de instituições que atuam na educação de jovens e adultos, na qual alguns componentes do Projeto estão envolvidos.
Sobre isso, o professor Alessandro informou que foi constituída uma nova coordenação desse Fórum, a qual deverá reorganizá-lo, dotando-o de um novo regimento, buscando sua maior capilaridade entre professores e instituições oficiais e viabilizando a participação de nosso Estado no XVI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, a se realizar em Belo Horizonte, no período entre 18 e 22 de setembro.
A reunião foi conduzida a partir da exposição do relato da professora Sônia Maria Basílio, da rede pública municipal de Bodó, a qual socializou o processo de educação por ela conduzido junto a estudantes de EJA dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma turma heterogênea, composta por sujeitos atravessados por dificuldades várias para permanecerem em contato com a escola.
A professora refletiu que foi de extrema importância o seu exercício de olhar atento às dificuldades e limitações reveladas no cotidiano da sala pelos estudantes, o que a impulsionou a uma prática pedagógica centrada no acolhimento, numa perspectiva humanista, dos sujeitos.
Após o debate, ficou acordado entre os presentes que o próximo encontro acontecerá no dia 4 de junho, mesmo horário e local, tendo como pauta a apresentação do relato do Projeto de integração do(a)s estudantes da EJA em campeonatos esportivos na cidade de Nísia Floresta-RN, iniciativa que produziu a diminuição da desistência entre os estudantes das escolas em que o projeto foi desenvolvido.

Comentários

  1. Eu sempre tive vontade de conhecer de perto a experiência da modalidade EJA. Quando isso aconteceu, mesmo sem ser por minha vontade,foi um recomeço na minha carreira de educadora. Depois disso só participando dos encontros do EJA em movimento que tudo ficou ainda melhor. Aí encontrei a oportunidade de aprender o que não sei da modalidade e a trocar informações com os mais diversos profissionais. Sou grata ao professor Alessandro e tod@s que fazem este grupo. Sempre que puder estarei presente e disposta a colaborar no que for da minha possibilidade.

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