EJA em Movimento promove minicurso sobre legislação da EJA em parceria com a 10a. DIREC em Caicó


Contando com a participação de cerca de 40 profissionais atuantes na rede pública de educação básica, na modalidade EJA, o Projeto EJA em Movimento, juntamente com a 10a DIREC realizou um minicurso "Pensando a EJA como modalidade", ocasião em que se aprofundou a discussão sobre a modalidade EJA e sua tradução no âmbito da legislação da educação nacional.
Na oportunidade, com a mediação do prof. Alessandro Augusto de Azevêdo, se discutiu o conceito de modalidade e se debruçou sobre os termos em que a LDB e as resoluções do Conselho Nacional de Educação se referem à educação de jovens e adultos.
Durante a tarde e a noite de 15 de julho, discutiu-se como a legislação propicia uma abordagem reconhecedora das especificidades da modalidade EJA no tocante à questões como: a organização curricular, frequência escolar, matrícula e acolhimento de estudantes, articulação entre entes federativos para o planejamento e organização de ações de garantia de direitos a estudantes de EJA.
Além disso, foi possível abordar questões como a necessidade de não se confundir a EJA com programas de aceleração e correção de fluxos e, principalmente, a importância de não se impor a migração das dinâmicas e formatos das concepções pedagógicas que organizam o chamado ensino regular para o âmbito da modalidade EJA.

Comentários

Postagens mais visitadas