I Colóquio de EJA de Ceará Mirim e Pré-Encontro Municipal EJA em Movimento

Próximo dia 26 de agosto, na Escola Municipal Adele de Oliveira, em Ceará Mirim, os professores que atuam na EJA do município terão a oportunidade de fazer reflexões sobre as especificidades da modalidade, dentro de um evento dedicado exclusivamente a isso. Trata-se do I Colóquio de EJA de Ceará Mirim, atividade que envolve o esforço da Coordenação de EJA da Secretaria Municipal de Educação, da 5a DIREC, do Campus local do IFRN, e da UFRN, através do Projeto EJA em Movimento.
A atividade ocorrerá durante todo o dia, se iniciando às 8h, com a solenidade de abertura (fala de acolhimento de representantes do poder público local e da secretaria municipal de educação) e apresentação do Coral Cantarte, formado por estudantes de EJA do município (sob a coordenação do prof. Dedé Simião). O coral fará outras duas apresentações ao longo do Colóquio (à tarde e à noite).
Durante a manhã, haverá a palestra do prof. Alessandro A. de Azevêdo (Centro de Educação da UFRN e coordenador do Projeto EJA em Movimento), com o título "As práticas pedagógicas na EJA", além da apresentação de um trabalho de levantamento do perfil dos estudantes da EJA do município (sob a coordenação da profa. Miriã Gomes).
Ainda pela manhã, será exibido o filme "Fora de Série", produzido pelo Observatório Jovem do Rio de Janeiro, da UFF (coordenado pelo prof. Paulo Carrano), no qual vemos estudantes do ensino médio da EJA de 13 escolas do Rio de Janeiro, narrando seus percursos de vida e histórias sobre seus relacionamentos com a escola. a partir dos relatos é possível se ver os desafios que envolvem os processos de formação escolar, bem como os suportes e apoios encontrados dentro e fora da escola para concluir a travessia do ensino médio. O filme terá uma segunda exibição à noite e em ambas as discussões serão conduzidas pela profa. Ana Célia Ferreira.
À tarde, os estudantes poderão participar de oficinas e os professores de um mini-curso "A EJA como modalidade: conceito e legislação", conduzido pelo prof. Alessandro A. de Azevêdo (coord. do Projeto EJA em Movimento).
À noite, teremos um relato de experiência sobre um projeto de alfabetização, conduzido pelas professoras Mércia Dias e Esmeralda Souza, da Escola Municipal Mário Pinheiro, e uma Mesa Redonda sobre "Ética na Docência na EJA", com os profs. Joicy Costa, Ricardo Pereira e Stanley Medeiros (do IFRN Ceará Mirim).
Simultaneamente a essas atividades, haverá oficinas para os estudantes da EJA.
Nós que fazemos o Projeto EJA em Movimento ficamos extremamente alegres em ver uma atividade como esta acontecendo e, melhor ainda, podendo fazer parte dela, na medida em que o Colóquio se coloca, também, como Pré-Encontro EJA em Movimento, dentro da proposta de construirmos encontros municipais que antecederão nosso 5o. Encontro EJA em Movimento, ainda sem data definida, mas já sendo pensado como momento de congregação de nossos colegas dos vários municípios e de Natal, que têm participado de nossas atividades.
Momentos como esse Colóquio são muito bem vindos e devem ser replicadas em cada município. Além de dar visibilidade ao que os bravos colegas professores realizam e refletem na modalidade, colocam os sujeitos estudantes como parte ativa do processo.
Todxs estão convidadxs.

Comentários

Postagens mais visitadas