O aluno da EJA é acéfalo...então todos somos, né?

No dia 27 de maio o Projeto EJA em Movimento promoveu mais um encontro, tendo como convidado o Doutor em Educação, Veridiano Maia, para debater o seu livro recém-lançado, “O aluno da EJA é acéfalo”.
Veridiano é professor da rede pública municipal de ensino, em Natal, há 17 anos e licenciado em Educação Artística. Nesse período, teve despertado o interesse em pesquisar sobre a estrutura curricular da EJA, desenvolvendo pesquisas que resultaram em uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado.
Seu livro, publicado pela editora Appris, é decorrente de sua dissertação de mestrado e aborda os saberes dicentes presentes nos processos pedagógicos e a relação que os professores da EJA estabelecem com esses saberes, a partir de um processo de pesquisa por ele realizado junto a estudantes de uma escola da rede pública municipal de Natal, a partir do seu trabalho como professor na modalidade EJA.
Logo no início da discussão, Veridiano esclareceu que o título de sua obra tem um caráter provocativo na medida em que ela também o provocou quando a escutou pela primeira vez, proferida por um colega professor de EJA, numa conversa rápida na própria escola onde trabalhavam. Daí que o choque causado pela frase ele optou em ver acontecer também aos leitores.
Ao ouvir essa frase, nos contou Veridiano, pensou, imediatamente: “se os alunos não sabem pensar, eu também não sei”, oferecendo à reflexão pelo menos duas vertentes: uma, a de quem se coloca como ontologicamente igual ao outro, isto é, perceber-se como humano pensante e, portanto, possuidor dos mesmos recursos cognitivos que qualquer outro, inclusive o(a) estudante que está ali à sua frente. A outra vertente, se delineia no que tange a própria atividade docente, no sentido de que se o(a) estudante não exercita a reflexão sobre o mundo, sobre si, sobre os conteúdos que circulam no processo pedagógico, esse "acefalismo", certamente, é um desdobramento possível do "acefalismo" de nossas práticas.
Em sua fala (que se estabeleceu como uma rica roda de conversa) Veridiano pretendeu demonstrar que o papel do professor é de intermediador entre o conhecimento escolar e o conhecimento que o(a) aluno(a) traz dos outros contextos que frequenta, portanto a sala de aula é um local de encontro e diálogo entre educador(a) e educando(a), por isso a necessidade do caminhar do professor estar atrelado, o tempo todo, com os saberes que circulam ao redor do cotidiano do(a)s aluno(a)s, constituintes de seu processo formativo e identitário para além daquela formação propiciada pela escola.
Nesse sentido, o professor aponta à necessidade da adoção dos parâmetros da educação popular em sala de aula, com o reconhecimento de que o(a)s aluno(a)s da EJA são detentore(a)s de saberes culturais ou provenientes de suas experiências de vida que podem ser um importante ponto de partida para o processo pedagógico, sendo responsabilidade do(a) professor(a) dessa modalidade somar-se aos(às) aluno(a)s na construção de seu protagonismo na formação dos conhecimentos relevantes à sua vida.
O encontro, que contou com a participação de 22 pessoas, foi finalizado com a consideração de que as turmas da EJA tem uma grande heterogeneidade de alunos, logo não há como firmar um currículo homogêneo e estático para essa modalidade, mas, antes, buscar a conciliação entre os conhecimentos sistematizados e os saberes do cotidiano, como um caminho para se propiciar processos pedagógicos mais significativos para os próprios jovens e adultos que demandam a EJA.

SE AGENDE!!! PRÓXIMA ATIVIDADE DO PROJETO EJA EM MOVIMENTO
TEMA: O Programa EJA em Ação: uma estratégia educacional com rádio,em tempos de pandemia.
Dia 10 de junho, às 15h.
Convidadas: Profas. Fabíola Dantas, Sayonara Soares e Edkalb Mariz
Trata-se da exposição acerca de uma experiência educacional radiofônica, em realização no município de Caicó, voltada ao público da EJA.
O link de acesso para a atividade é: https://meet.jit.si/EJAemMovimento

Comentários

  1. Excelente pesquisa, parabéns ao Veridiano e também ao Alessandro por proporcionar esse batepapo.

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  2. Boa tarde, compartilho mais uma revista sobre a EJA e dois dossiês.
    RIEJA - Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja
    Dossiês:
    https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2164/showToc
    v. 32, n. 1 (2014)


    Educação de Jovens e Adultos: sujeitos e os espaços de mediações educativas
    v. 38, n. 1 (2020)
    Dossiê Pesquisas sobre produção acadêmica em Educação de Jovens e Adultos
    https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2933/showToc

    abraços

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