MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EJA

Aqui, oferecemos algumas alternativas de materiais didáticos que podem ajudar os colegas professores e professoras da EJA a pensarem instrumentos e suportes para o seu trabalho na EJA. Lembrando que qualquer material didático serve a um fim, a um objetivo pedagógico e, principalmente, às características, desejos e expectativas dos sujeitos a quem se destinam.
A EJA é uma modalidade da educação básica, portanto, não se trata de adaptar o que se faz na modalidade voltada para crianças e adolescentes (o chamado "ensino regular") no contexto da EJA, mas travar um diálogo com os sujeitos sobre o que eles já sabem e o que eles pretendem aprender a partir do momento em que entram na modalidade EJA. E aí, vem o trabalho do(a) profissional em problematizar as questões e estabelecer os laços entre o que se está estudando e a vida real das pessoas, de modo que elas possam utilizar esses conhecimentos estudados para a solução de seus problemas individuais e coletivos.
Recomendamos que antes de consultar o material disponibilizado aqui, se faça uma sistematização das características de cada turma (história de vida de cada sujeitos, os conhecimentos que têm de si e do mundo, suas expectativas de aprendizagem e o uso que pretendem fazer delas em suas vidas); que se busque pactuar quais as problemáticas vividas pelos sujeitos que serão a fonte para o processo pedagógico.

(1) Material confeccionado pela UNITRABALHO, organizado a partir de temáticas, as quais podem ser desenvolvidas, em quaisquer etapas, desde que o(a) professor(a) já tenha identificado os conhecimentos dos cidadãos e cidadãs que compõem sua turma.

(2) Material confeccionado pelo Ministério da Educação, voltado a orientar o(a) professor(a) da EJA organizar seu trabalho, dividido em 5 cadernos
Trabalhando com a EJA

(3) Cadernos lançados pela Universidade de Caxias do Sul, os quais podem servir como auxílio aos professores de EJA. O material foi produzido no âmbito do Projeto Ler e escrever o mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea, o qual foi coordenado e desenvolvido por professores, alunos e ex-alunos da UCS/RS.


Cadernos EJA 2: Juventude urbana, cultura e EJA: http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/CADERNO_2_juventude.pdf

Cadernos EJA 3: Ler e Escrever na Educação de Jovens e Adultos: http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/CADERNO_3_ler_escrever.pdf


Coletânea: Ler e Escrever o Mundo: A EJA no Contexto da Educação Contemporânea: http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ler_escrever_o_mundo_EJA.pdf

(4) EJA e Economia Solidária, material produzido pela Universidade Federal Fluminense, no qual se tematiza questões relacionadas ao mundo do trabalho e a construção de empreendimentos de economia solidária, dado que muitos dos cidadãos e cidadãs que estão na EJA estão imersos em condições precárias e precarizadas de trabalho.


(5) Na página do Fórum Goiano de EJA também é possível encontrar materiais sintonizados com a ideia de se pensar a EJA como um modelo pedagógico próprio.

Link: Portal dos Fóruns de EJA - Goiás - Materiais Didáticos
http://forumeja.org.br/go/node/683 (para educadores e educadoras)
http://forumeja.org.br/go/node/785 (para educandos e educandas)

(6) Material produzido pelo CECIERJ, para o Projeto "Nova EJA", de Ensino Médio


Comentários

  1. Boa tarde. Quando acontecerá o próximo curso de extensão?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta acontecendo nesse momento nov/2021 - pelo canal so youtube : ejaemmovimento

      Excluir
    2. Bom dia. Em 2020 e 2021 os cursos se iniciaram em abril. Em 2022, não haverá curso. Procure mais informações sobre o Projeto EJA em Movimento, entrando no Grupo de whatsapp (https://chat.whatsapp.com/IIFloa3v04EDAlxN8gOHoH).

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas