Projeto EJA em Movimento realiza primeira reunião do ano e define caminhos para 2018

Dia 20 de março próximo passado ocorreu a primeira reunião do Projeto EJA em Movimento, momento em que discutiu-se a seguinte pauta: (1) definição da dinâmica de atividades do grupo neste ano; (2) realização do evento anual; e (3) nova representação no Ministério Público contra os efeitos da Portaria 1731/2016 da SEEC/RN.
Quanto ao primeiro ponto da pauta, foram colocadas as questões relacionadas à inconstância da participação das pessoas, especialmente aquelas que vêm de municípios do interior e, por isso, não podem ter a regularidade que seria desejável. Nesse sentido, foi colocada a sugestão de que os colegas do interior começassem a se organizar para construir a possibilidade de que pudéssemos promover as atividades do Projeto em suas respectivas municipalidades, o que implicará articulação com a Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião, a coordenadora Elisângela, do município de Goianinha, se colocou à tarefa de viabilizar essa alternativa, tendo a mesma já iniciado um movimento de contato com os professores de EJA de seu município a fim de identificar demandas de formação continuada. A profa. Elisângela aplicou um questionário (elaborado em nosso Projeto) junto aos professores de EJA de Goianinha, com o objetivo de recolher essas demandas, ano passado. Deixou conosco os questionários respondidos para que possamos sistematizar os resultados para ser discutido entre nós, a fim de pensarmos possíveis caminhos de articulação interinstitucional a fim de viabilizarmos um processo de formação continuada nesse município.
Também foi colocada pela colega Léia, de São Gonçalo de Amarante, a possibilidade de participarmos de atividades com os professores de lá. Em São Gonçalo, os colegas aplicaram um questionário junto a estudantes da EJA, a fim de identificarem características sócio-culturais. A profa. Léia adiantou a expectativa de que os coordenadores que estão conduzindo esse processo venham compartilhar os dados conosco.
Assim, as atividades continuarão se realizando na UFRN, mas na medida em que os professores do interior consigam se articular e organizar espaços em seus próprios municípios, faremos esforços para concretizar uma articulação interinstitucional que viabilize nossa ida até os municípios.
Em relação às atividades do Projeto, decidimos que NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO SERÁ DIA 24 DE ABRIL, mesmo horário (14h30min), no Centro de Educação, com a apresentação de um Relato de Experiência (a ser definido).
Quanto à realização de nosso evento anual, foi posto que normalmente a data de realização coincide com o período da CIENTEC pelo fato de que se trata de um evento para o qual as secretarias liberam os professores à participação, o que facilitaria, portanto, os professores que atuam na EJA. Porém, este ano, a CIENTEC acontecerá na última semana de junho, fazendo com que tenhamos muito pouco tempo para organizarmos o referido evento. Assim, os presentes optaram pelo final de novembro como período indicativo para a realização de nosso evento.
Por fim, foi apresentado e aprovado o texto da nova representação a ser encaminhada ao Ministério Público Estadual referente aos efeitos da Portaria 1731/2016 que provocou uma queda monumental nas matrículas na EJA em decorrência dos critérios restritivos para a abertura de turmas na rede estadual. O documento está disponível para consultas e assinaturas em http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR105462. Deveremos encaminhá-lo na próxima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas