Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é um periódico semestral da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), editado pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Politicas na Educação de Jovens e Adultos (CULT-EJA). As interfaces entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as questões contemporâneas da epistemologia, da cultura, da história e da política são os interesses desta revista.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se configurado contemporaneamente como campo afluente de diversos problemas educativos e sociais, o que tem provocado a ressignificação de suas práticas e colaborado para que esta temática ganhe - do ponto de vista institucional - cada vez mais atenção das instâncias governamentais e das instituições de ensino, no entanto o mesmo não ocorre quando falamos do reconhecimento deste campo pelas instâncias de pesquisa e de produção científica.
Apesar de pulularem por todo o país especializações em EJA, ainda é por demais tímida a inserção desta temática no rol da pós-graduação strictu senso, o que lhe conferiria uma regularidade de produção, bem como a produção de quadros com carreiras dedicadas aos problemas advindos da EJA. Existem algumas linhas de pesquisa, como as dos programas de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que apresentam em suas descrições, também, a EJA como um de seus interesses. Além disso, foi em 1999 que a temática se converteu em Grupo de Trabalho (GT) nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2012; 2008), o que tem impulsionado e incentivado a pesquisa nesta área.
No campo das Publicações Científica, a REVEJ@, mantida pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, órgão ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), figura até o momento como única revista dedicad à temática no Brasil, no entanto seu funcionamento está suspenso, conforme comunicação em seu site (2010). Esporadicamente uma ou outra revista de educação – ou de campos afins – promove um dossiê temático ou dedica um número à EJA.
Partindo deste quadro de carência, o grupo de pesquisa Cultura, Currículo e Politicas na Educação de Jovens e Adultos (CULT-EJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), toma a iniciativa de produzir uma revista dedicada exclusivamente ao tema, na tentativa de abarcar as diversas produções da área, o que poderá contribuir para a consolidação do campo como interesse de pesquisa, além de tornar público o esforço de muitos pesquisadores da EJA, cujos esforços de produção científica esbarram na carência de espaços de divulgação de seus textos.
Assim, a Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, começa com a intenção de abarcar as produções nacionais e internacionais dedicadas à EJA, advindas de pesquisas desenvolvidas em nível de doutorado e mestrado, bem como aquelas em desenvolvimento por professores não vinculados a programas de pós-graduação. Interessa-nos também textos produzidos por professores da educação básica e estudantes, que possuam produções dentro do campo da EJA.
Associado a este interesse básico, a revista também se abrirá em uma seção de temática livre, na qual outros trabalhos da área de educação poderão ser publicados, resguardados os interesses dos editores da revista, a ser divulgado conjuntamente com as chamadas públicas do referido periódico.

OBJETIVOS

Ampliar o debate sobre a EJA na contemporaneidade;
Incentivar a circulação de textos escritos sobre a temática da EJA;
Estabelecer um espaço de referência para o debate da EJA;
Acolher o debate academicamente qualificado de docentes e discentes de diversas instituições universitárias.
Para acessar os números da Revista, basta acessar o link: http://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/issue/archive

Boa experiência de leitura, pesquisa e estudos para todos e todas.

Comentários

Postagens mais visitadas