EJA em Movimento discute Evasão e se organiza para novo Encontro

O Grupo EJA em Movimento voltou a se reunir dia 26 de junho próximo passado, momento em que fez uma discussão sobre "A Evasão na EJA", tendo como base um texto "Evasão na EJA – histórias de abandono? Usos e táticas de praticantes na autogestão da vida", das profas. Inês Barbosa de Oliveira, da UERJ, e Maria Clara da Gama Cabral Coutinho, da Fundação Osório - RJ.
O prof. Alessandro A. de Azevêdo conduziu a discussão, e nela foi possível estabelecer aproximações entre as histórias de vida de estudantes de EJA evidenciadas no texto e outras conhecidas e compartilhadas pelos(as) 17 professores(as) presentes na reunião.
Durante a discussão foi possível se discutir que considerar as relações que os sujeitos têm com a escola, a partir de seus respectivos projetos de vida, nos fazem repensar o conceito de Evasão e nos ajudam a repensar a forma como pensamos a escolarização na modalidade EJA, trazendo para nosso debate a ideia de que a escola não deve impor seu modelo de escolarização e classificar os sujeitos a partir desse modelo, mas colocar-se como à serviço das múltiplas formas como os sujeitos interagem com a escola e com a escolarização.
O prof. Alessandro comunicou que em atividade da qual ele participou em Belo Horizonte, fez contato com colegas que atuam nos foruns de EJA do Nordeste e que esses colegas o informaram de que em Salvador, entre 30 de agosto e 1o. de setembro, acontecerá o V EREJA - Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos - Nordeste, e que será preciso buscarmos informações junto ao Fórum Potiguar de EJA como se organizará o processo de escolha dos delegados do Rio Grande do Norte.
O prof. Alessandro se incumbiu de fazer essa divulgação no grupo de zap do EJA em Movimento tão logo tenha informações mais concretas.
Também ficou definido que o Grupo se organizará para viabilizar nosso IV Encontro EJA em Movimento no final do ano, tendo ficado estabelecido que a Comissão Organizadora será composta pelos colegas, Alessandro Augusto de Azevêdo, Cláudio Correia de Oliveira Neto, Jamille Roberta M. de Oliveira, Maria Rejande de A. Oliveira e Leia de A. Rodrigues, além do convite que será feito à profa. Edneide Bezerra, do IFRN, que sempre tem se colocado à disposição para apoiar nossos eventos.
A próxima reunião será marcada para a segunda quinzena de agosto, com a apresentação da experiência de reorganização do trabalho pedagógico da EJA do município de Sã0 Gonçalo de Amarante.

Comentários

Postagens mais visitadas