Foruns de EJA do Nordeste organizam V Encontro

Entre 30 de agosto e 1o. de setembro de 2018, acontecerá, em Salvador-BA, o V Encontro Regional dos Fóruns de EJA do Nordeste, cujo tema será: "A Educação de Jovens e Adultos como espaço de resistência e confirmação de direitos: desafios e lutas no atual cenário político brasileiro".
Os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) constituem-se como espaços de encontros e mobilização dos diferentes segmentos que atuam na sociedade civil e nos setores governamentais em defesa do direito à educação de pessoas jovens, adultas e idosas. O EREJA Nordeste (Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos do Nordeste) é um espaço de luta e formulação de propostas para as políticas de EJA considerando as demandas específicas dessa Região.
Esse Encontro terá a participação de delegados e delegadas de cada Fórum de cada Estado e tem como objetivo dar continuidade as propostas do EREJA anterior de assegurar os avanços das políticas de EJA, após sua inserção na LDB como modalidade da Educação Básica e sua definição como direito público e subjetivo. Além disso, objetiva analisar as perspectivas de garantia desse direito na atual conjuntura nacional condicionada por crises econômicas, políticas, sociais e educacionais, onde se identificam avanços, retrocessos, possibilidades e limites do controle social, tal como identificado no XVENEJA, acontecido em novembro de 2017.
Assim como o XV ENEJA, esse Encontro Regional do Nordeste também deverá  fazer um balanço de ações político-pedagógicas que ainda representam desafios para a EJA e buscar construir propostas de mobilização e de criação de novas possibilidades de efetivação do direito à EJA.
Nesse sentido, o EREJA será um espaço para discussões coletivas a partir de Palestras, Mesas Redondas e Rodas de Conversas, onde será possível a socialização de relatos de experiências de professores e estudantes de EJA, bem como do ensino superior, exposição de trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes, e grupos para discussão de questões de políticas educacionais para a modalidade.
No nosso Estado, cabe ao Fórum Potiguar de EJA iniciar o processo de discussão e mobilização no sentido da escolha de 10 delegados a que tem direito enviar para esse EREJA.
Nós que fazemos parte do Grupo EJA em Movimento estamos aguardando que seja convocada uma reunião do Fórum Potiguar de EJA para que possamos avaliar como poderemos participar desse evento tão importante.

Comentários

Postagens mais visitadas