IV Encontro EJA em Movimento: compromisso e qualidade com a modalidade EJA

Durante três dias, o Centro de Educação da UFRN foi palco de intensas atividades tendo a modalidade EJA como centro das atenções.
O evento manteve a tradição de combinar o debate teórico, com a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o compromisso com políticas educacionais de promoção do direito à educação escolar para jovens, adultxs e idosxs que não concluíram a educação básica.Durante as manhãs, foram ofertadas Oficinas Pedagógicas, as quais tiveram as seguintes temáticas: 1) A Pesquisa como princípio educativo: a experiência de Florianópolis-SC, conduzida pelo prof. Daniel Berger (doutorando em Educação na UFSC e membro do Fórum Catarinense de EJA) 2) O desenho como ato corporal, conduzida pela profa. Márcia Betânia Alves da Silva (Rede Pública Municipal de Educação - Natal) 3) Cultura maker – Da teoria à mão na massa!, conduzida pela profa. Syham Kafka Vitorino de Oliveira (SESC-RN) 4) Estratégias didáticas para juvenilizados da EJA, conduzida pelo Prof. Cláudio Correia de Oliveira Neto (Mestrando em História - UFRN 5) Alfabetização e Letramento na EJA, conduzida pela profa. Edneide Bezerra (IFRN) 6) O Pensamento de Paulo Freire., conduzida pela profa. Maria Aparecida Zanetti (UFPR).
Durante as tardes, os participantes tiveram a oportunidade de conversarem sobre experiências didático-pedagógicas desenvolvidas por colegas professores de EJA de várias instituições educacionais locais., além da exibição do filme "Fora de Série", produzido pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal Fluminense, com debate em torno de seu conteúdo coordenado pela profa. Monica Sacramento, da ONG Crioula, do Rio de Janeiro. 
Tivemos, ainda, na sexta feira, dia 30 a 1a. EXPOEJAemMovimento, com a exposição de trabalhos realizados na EJA de dois municípios (Ceará Mirim e Nísia Floresta), organizada pelas respectivas coordenações da EJA.
Nas três noites de evento, tivemos um ciclo de debates, cujos emas foram: 1) Mesa Redonda: "Direito à EJA: desafios, impasses e estratégias no Rio Grande do Norte", com o prof. Domingos Sávio, secretário municipal de educação de Macaíba, representando a UNDIME (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação); e o prof. Alessandro Augusto de Azevêdo, pela coordenação do Projeto EJA em Movimento (UFRN) 2) Palestra: "Qual Formação para professores da EJA?", com a Profa. Maria Aparecida Zanetti (UFPR) 3) Palestra de encerramento: "Juventudes na EJA", com a Profa. Mônica Sacramento (Pesquisadora colaboradora do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira - PENESB/UFF e coordenadora de projetos da ONG Criola-RJ).
Ao longo dos três dias, circulou um Abaixo Assinado a ser encaminhado à nova governadora do Estado, profa. Fátima Bezerra, com uma avaliação do atual estado da EJA no RN e a defesa de ações voltadas à promoção do direito à EJA no nosso Estado (acessível para assinaturas no link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR108827).



Comentários

Postagens mais visitadas