Sobre a minissérie "Segunda Chamada" : a EJA como um lugar de reconstrução social e acolhimento dos vários sujeitos.

Por Edkalb Mariz
Professora da EJA do CEJA Senador Guerra - Caicó/RN

Parando para refletir um pouco...
Por que será que uma minissérie global que trata sobre a realidade nua e crua da modalidade EJA, tem como nome SEGUNDA CHAMADA? O que esse nome tem a nos dizer?
Por que a escola , escolhida para cenário dessa minissérie, é denominada de CAROLINA MARIA DE JESUS?
Qual o perfil apresentado sobre os alunos que fazem a EJA nessa minissérie ficção/ realidade?
Quantos papeis, identidades, vítimas de uma sociedade desigual e de um Estado ausente , uma só minissérie, numa só modalidade de EDUCAÇÃO PÚBLICA no nosso país, está sendo capaz de explorar?
 Aluna mãe solteira que desempregada, sem ter o que comer vai para a escola , a noite, com filho bebê nos braços, pois não tem com quem deixar, e precisa dessa SEGUNDA CHAMADA ( a EJA) , para poder se ver cidadã e conquistar oportunidades futuras.Essa mesma aluna, que não tem o que comer e nem dar de comer a filha, abandona a filhinha nos braços de uma professora e foje.
 Uma outra aluna, mulher trans-Natasha, que sofre preconceito, violência, agressões físicas e morais, por não corresponder ao modelo de identidade de gênero que a sociedade impõe, e espera que todxs sejam forçados a ter.
 Muitxs outrxs alunxs negrxs que na aula da professora JACI relatam que todos ou quase todos os dias , sofrem bascolejo ou são revistados pela polícia, por serem NEGRXS.
 Outros tantos alunos, que são idosos, e lá se encontram , na busca de um sentido em suas vidas, de encontrarem na junção de letra por letra , uma leitura significativa em seu dia a dia.
 Alguns outros alunos, que vão a escola, fazerem ponto de venda das drogas.
E em meio a TODAS essas realidades , eis que estar o PROFESSOR e a PROFESSORA. Verdadeiros heróis , que compreendem que ensinar numa sociedade de tantas injustiças sociais, violações de direitos, ausência do ESTADO, e inclusive criminalização de sua própria profissão, se faz presente, humano, reflexivo e ponte entre a escola, um possível projeto de vida a ser construído e vivido e as múltiplas vivências, histórias reais, de sofrimento, miséria , marginalidade social a que ELES( os alunos ) estão imersos.
Agora pergunto:
Será que o bom e melhor professor é somente aquele que diariamente está nas salas de aula do ensino regular, seguindo a receita de um livro didático, pensando numa prova de enem, e o ingresso de seus alunos na UNIVERSIDADE?
Ou será , que também devemos nos sensibilizar com a EJA, seus alunos e PROFESSORES , que buscam encontrar estratégias de ensino, que possibilitem homens , mulheres, jovens e adultos se sentirem pessoas de direitos, repensarem novos caminhos a serem seguidos, se verem como sujeitos sociais , capazes de escreverem uma nova história, dando sentido e significado as letras, palavras , frases que aprendem e ressignificam por meio das várias redes de diálogos , conhecimento e relaçoes que são desenhadas e ganham várias cores nos bancos escolares?
Ainda me pergunto: será que realmente conseguiremos compreender o sentido da EJA e a importância de sua permanência , como modalidade de ensino presencial na EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA no BRASIL?
Ou iremos reprovar, excluir e julgar ainda mais, por não compreendermos as entrelinhas que o texto dessa minisserie e seus personagens tentam nos passar?
Que todxs aqueles que sofreram e continuam sofrendo com a exclusão e a desigualdade social, possam ter uma SEGUNDA CHAMADA, em escolas como a de CAROLINA MARIA DE JESUS( primeira mulher negra, favelada,catadora de lixo, e mãe de 4 filhos) a publicar um livro no Brasil, possibilitando o alimento do conhecimento, da inclusão social como válvulas de escape para uma sociedade que venha a respeitar a diversidade e acima de tudo, desenvolva políticas públicas para uma educação transformadora, e de qualidade para quem estuda e para quem ensina.
Aguardando o próximo episódio, semana que vem...

Veja aqui o vídeo promocional da série:


Comentários

Postagens mais visitadas